Iniciativa visa promover educação preventiva e conscientização sobre riscos desde a infância
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba lançou o programa Escola na Defesa, que leva estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais para uma imersão educativa na base da corporação. O objetivo é conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância da prevenção de desastres e da segurança em situações de emergência.
Durante as visitas, previamente agendadas pelas escolas, os estudantes participam de uma experiência com duração de 1h20. Eles recebem orientações teóricas e práticas sobre temas como enchentes, deslizamentos e temporais, além de participarem de dinâmicas educativas, demonstrações de equipamentos e simulações de situações de risco.
A proposta é capacitar os estudantes para que identifiquem sinais de perigo, adotem comportamentos seguros e sejam multiplicadores do conhecimento em casa e na comunidade, tornando-se agentes mirins de prevenção.
"A Defesa Civil não atua apenas em emergências. Ela também tem um papel educativo fundamental e esse programa é a prova disso. Estamos formando uma nova geração mais preparada para enfrentar os desafios do clima e do cotidiano", disse o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
"Educar para a prevenção é proteger o futuro. Ao envolvermos nossas crianças nesse processo, estamos formando cidadãos mais conscientes, preparados e responsáveis. É um investimento em segurança e cidadania", destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Até o momento, foi realizada uma aula com estudantes da EMEB João Geraldo dos Santos e as atividades seguem nesta quarta (2) e quinta-feira (3), das 15h às 17h. Nos dias 8 e 29 de julho e 5 e 19 de agosto, das 8h às 10h, será a vez da EMEB José Marinho Ferreira.