Objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados
Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11), o Procon de Itaquaquecetuba está reforçando as ações de fiscalização e orientação nos comércios da cidade. O objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que os lojistas estejam cumprindo com as normas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Nesta semana, a equipe do órgão municipal realizou visitas em lojas e estabelecimentos para verificar a precificação correta dos produtos, a clareza nas informações e a adequação da classificação de itens como perfumes, roupas, bebidas e eletrônicos.
"A ideia principal é orientar os comerciantes para que os preços estejam sempre visíveis e que as promoções sejam claras, sem letras miúdas ou informações que possam induzir o consumidor ao erro", explicou a diretora do Procon, Julia Guidini.
Os consumidores também estão sendo orientados sobre a importância de exigir nota fiscal, conferir prazos de validade e condições de troca, especialmente em compras de presentes. "O consumidor bem informado faz escolhas mais conscientes e evita dores de cabeça", destacou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
O prefeito Eduardo Boigues também reforçou a importância da fiscalização em datas comemorativas, quando o consumo aumenta consideravelmente. "Nosso compromisso é garantir que a população tenha segurança e transparência", completou.
O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro, pelo site itaquaquecetuba.sp.gov.br/procon, telefone 11 4642-2005 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..