O Quarteirão, com mais de 20% de obras concluídas, vai reunir espaços educacionais, de lazer, esportivos e culturais em um só endereço
No segundo dia de agendas em Brasília, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para debater políticas públicas do setor e projetar parcerias da pasta para a cidade.
Filippi dialogou com Santana a respeito do Quarteirão da Educação, maior complexo educacional que a Prefeitura de Diadema está construindo no Jardim Promissão. O Quarteirão, com mais de 20% de obras concluídas, vai reunir espaços educacionais, de lazer, esportivos e culturais em um só endereço.
“O Quarteirão da Educação é um modelo de equipamento que queremos levar para toda a cidade. É daqueles equipamentos que fará o cidadão de Diadema ficar mais exigente, e é justamente isso que queremos. Estamos construindo o primeiro, mas temos o projeto pronto do segundo Quarteirão”, disse o prefeito. “A conversa com o ministro Camilo Santana foi no sentido de ter o MEC como parceiro nosso nesse projeto. A sinalização foi promissora”, adicionou Filippi.
O Quarteirão da Educação terá quase 25 mil metros quadrados de área construída com prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro. A ideia é ter um supercomplexo esportivo, cultural e educacional em um bairro de alta densidade populacional e afastado do Centro.
A expectativa é entregar o Quarteirão da Educação no ano que vem. Além das oficinas, o prédio vai receber 1.800 estudantes, sendo 260 de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do ensino fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos, até a 8ª série).
REFERÊNCIA
Diadema é referência de participação popular e de inclusão na Educação com programas como Conselhos Curumins (no qual estudantes da rede escolhem seus representantes que levam demandas diretamente ao prefeito), Dandara e Piatã (com ensino étnico-racial) e Adolescente Aprendiz (de inserção do jovem no mercado de trabalho).
“Pudemos apresentar ao ministro políticas públicas que fazem de Diadema um centro fértil de formação de cidadãos, com conhecimento e também entendimento do viver em sociedade”, salientou Filippi.
MAIS AGENDAS
Além da reunião com Camilo Santana, Filippi se encontrou com o novo embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Fernando Depolo, professor universitário, sociólogo, escritor e político nomeado recentemente pelo presidente chileno, Gabriel Boric, com o deputado federal Alfredinho e com o secretário de atenção hospitalar do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.
Na noite de quarta-feira (3), Filippi teve agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e debateu investimentos federais para Diadema.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um Whatsapp para (11) 932786805
Para receber notícias diariamente em seu celular.
Acesse este link para entrar na minha comunidade do WhatsApp: