O Challenger Internacional de Basquete 3x3 começou neste final de semana, em Brasília. A equipe de Diadema destacou-se ao conquistar três vitórias e garantir vaga nas quartas de final da competição, que reúne alguns dos principais times do mundo.
O prefeito Taka Yamauchi acompanhou a delegação da cidade em Brasília e celebrou o desempenho da equipe. “Diadema tem tradição no basquete e agora, com o Centro de Treinamento de 3x3, mostramos que podemos ser referência também internacionalmente. É um orgulho ver nossos atletas competindo de igual para igual com grandes equipes do mundo”, destacou o prefeito.
Na estreia, Diadema venceu o Puente Alto, do Chile, por 21 a 14. Depois, passou pelo Santos com o placar de 21 a 10. A equipe acabou superada pelo Riffa, do Catar (21 a 11), mas se recuperou diante do Lausanne, da Suíça, conquistando uma vitória importante sobre um dos times mais respeitados da modalidade.
O torneio em Brasília serve como classificatório para o FIBA 3×3 World Tour Shenzhen, na China, que reunirá algumas das melhores equipes do planeta, incluindo campeões mundiais e olímpicos.
Centro de Treinamento
Inaugurado em março deste ano, o Centro de Treinamento de Basquete 3x3 de Diadema é o primeiro do tipo no Brasil. Além de abrigar equipes de alto rendimento, o espaço atenderá crianças da rede municipal no contraturno escolar, unindo prática esportiva, inclusão social e formação de valores como disciplina e trabalho em equipe.
O centro tem 2,3 mil m2 de área construída, com duas quadras oficiais, homologadas pela FIBA (Federação internacional de Basquete), tabelas laterais para treinamento, salas técnicas para análises de performance, sala para fisioterapia, recuperação muscular, massoterapia e atendimento psíquico, psiquiátrico e psicológico, vestiários masculino e feminino, sala de mídia e área administrativa.