Diadema
Operação conjunta das Guardas Municipais reforça segurança nas divisas de Diadema e São Paulo

Efetivos dos dois municípios se reuniram na Praça da Moça, centro de Diadema, para iniciar a operação, que deve ocorrer durante uma semana
As Guardas Civis de Diadema e São Paulo iniciaram a operação conjunta “Fronteira Segura” para reforçar a segurança nos limites entre os municípios. São 172 agentes de segurança e 59 viaturas se reuniram na tarde desta quarta-feira (22/10), na Praça da Moça, centro de Diadema.
A operação deve seguir por uma semana nas áreas que abrangem três subprefeituras de São Paulo que fazem limite com Diadema: Cidade Ademar, Ipiranga e Jabaquara.
O início da operação contou com as presenças do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, do secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, da deputada estadual Carla Morando, comandantes das GCMs, secretários municipais e vereadores.
O prefeito de Diadema destacou que são 9,4 km de limites entre as duas cidades. “Esta é mais uma operação de combate à criminalidade que reforça o nosso compromisso em baixar ainda mais os indicadores de segurança pública Encontramos problemas em comum, mas quando há força de vontade, determinação e trabalho conjunto, conseguimos resolver”, afirmou.
O secretário de Segurança Urbana de São Paulo reforçou que a criminalidade não escolhe cidades. “Esta ação começa agora e vai permanecer por, pelo menos, sete dias na redução da criminalidade e dos pancadões. Somados os efetivos, esperamos os melhores resultados possíveis”, disse.
Defesa Civil
Na ocasião, também foi entregue o novo veículo à Defesa Civil, um Strada, via emenda da deputada estadual Carla Morando, além de dois equipamentos de combate a incêndios, quatro assopradores, um gerador de energia, uma barraca, uma torre de iluminação e quatro rádios.
“São R$ 200 mil junto ao governo do Estado para a compra da viatura e equipamentos em uma entrega importante para o verão que se aproxima”, ressaltou a parlamentar.
Segurança reforçada
De 10 a 20 de outubro, o município recebeu a Operação Impacto em pontos estratégicos da cidade, com trabalho conjunto de cerca de 300 agentes das forças de segurança e 129 viaturas, entre GCM de Diadema, Polícia Militar e Polícia Civil. O balanço da operação está sendo computado.
Na semana anterior, 8 de outubro, a Operação Azul Marinho reuniu cerca de 220 guardas das sete cidades da região em Diadema. A ação resultou em apreensões de drogas, celular, revólver e dinheiro vivo, além da prisão em flagrante de dois indivíduos suspeitos de furto no Jardim Canhema. A operação regional foi realizada no âmbito do programa ABC+Seguro, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.