Projeto Basquete na Comunidade oferece oportunidade para jovens em Diadema
Aproximadamente 100 adolescentes entre 11 e 17 anos participam das atividades com aspirações e inspirações em uma cidade que vê o crescimento do interesse pela bola laranja
Se durante muitos anos Diadema foi sinônimo esportivo de futebol, afinal é terra natal de nomes como o pentacampeão Denilson, de David Luiz e outros tantos jogadores, além de ser dona de uma várzea forte, atualmente a cidade do ABCD paulista vem se tornando um polo do basquete. Afinal, foi lá onde nasceu um dos principais jogadores do Brasil na atualidade, Georginho de Paula, do Sesi Franca e da Seleção Brasileira. Além disso, recentemente o município ainda recebeu o astro da NBA Day'Ron Sharpe, pivô do Brooklyn Nets, que disputou um rachão na Praça Kaleman durante suas férias em solo verde e amarelo.
É inspirado em jogadores como estes que dezenas de jovens entre 11 e 17 anos integram o projeto Basquete na Comunidade, no Ginásio Ayrton Senna, na região central diademense. Desenvolvido pelo Instituto Ascensão, com apoio da Prefeitura de Diadema, o projeto conta com aproximadamente 100 jovens que treinam às terças e quintas-feiras (das 13h às 14h15 e das 14h20 às 16h) e buscam por meio do esporte a oportunidade de crescer, desenvolver e encontrar alternativas.
"Para nós é recompensador promover um projeto como este em Diadema, a segunda cidade mais densamente povoada do Brasil que, consequentemente, necessita de atividades que ofereçam oportunidades, aprendizagem e esperanças aos jovens. Por meio do basquete, ensinamos mais do que o esporte, permitimos que eles evoluam como pessoas, ajudamos na criação de caráter, na formação de verdadeiros cidadãos", enaltece o CEO do Instituto Ascensão, Vlademir Pereira da Silva.
A cidade conta ainda com equipe adulta, que disputa o Campeonato Paulista e se prepara para os Jogos Abertos do Interior. Também tem uma liga de Basquete 3x3, modalidade olímpica que vem crescendo e ganhando adeptos, ou seja, dispõe de oportunidades que alimentam ainda mais a aspiração dos jovens.
O projeto Basquete na Comunidade conta com patrocínio da Coop, empresa que faz questão de apoiar e incentivar um programa como este, que vai além do esporte.
"É muito gratificante para a Coop participar dessa parceria, que oferece a oportunidade de desenvolvimento para mais de 100 jovens, por meio do esporte. Acreditamos que o esporte vai muito além das quadras, é uma ferramenta poderosa que ensina valores como respeito, colaboração e trabalho em equipe, valores totalmente alinhados à nossa cooperativa", afirma Luciana Mara Bente, coordenadora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Coop.
Interessados em participar do projeto devem se encaminhar ao Ginásio Ayrton Senna (Rua Oriente Monti, 115, Centro, Diadema) em um dia de treino, durante o horário da atividade, e procurar o professor responsável.








