Sábado, 19 Abril 2025

Marcelo Oliveira toma posse e oposição comanda Câmara em Mauá

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Com um discurso de união pela cidade, Marcelo Oliveira (PT) tomou posse como o novo prefeito de Mauá nesta sexta-feira (01/01). Apesar da tentativa do petista de aproximação do Legislativo, o grupo oposicionista denominado “G14” acabou levando a melhor e garantindo todas as vagas da mesa diretora que terá como comandante o novato Zé Carlos Nova Era (PL).

Além da saudação formal aos vereadores, Marcelo reafirmou seu compromisso de enviar rapidamente ao Legislativo o projeto de reforma administrativa com o objetivo de reduzir a máquina pública. Durante a campanha o novo chefe do Executivo ressaltou que faria o levantamento do recesso parlamentar para que a proposta fosse votada. O petista também ressaltou o pedido de união.

“Eu sei das dificuldades do cargo de vereador e sei que só vamos conseguir fazer um bom trabalho em prol da população se houver união entre o Executivo, a equipe de governo e os vereadores, respeitando e considerando a autonomia entre os poderes. Quero contar com a colaboração de cada um de vocês para que possamos reconstruir a nossa cidade, independente de partido”, discursou Oliveira.

Pouco menos de uma hora após o discurso, o G14 conseguiu impor seu poder no Legislativo. Com todas as votações terminando 14 a 9, Zé Carlos Nova Era virou o novo presidente da Casa, com Erismar Soares, o Mazinho (Patriota) como vice. Ricardinho da Enfermagem (PSB) como primeiro secretário, Márcio Araújo (PSD) como segundo secretário e Wiverson Santana (PL) como terceiro secretário.

Prioridades

Marcelo Oliveira elencou como suas duas prioridades de mandato o combate ao novo coronavírus e a retomada econômica. O novo prefeito reunirá um comitê para elencar as medidas que serão tomadas para reduzir o número de casos e óbitos em decorrência do covid-19, além das conversas regionais a partir do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Além disso, quer colocar à disposição medidas para o aumento das vagas de emprego.

A vice-prefeita Celma Dias (PT) ressaltou a importância de medidas no combate a violência contra a mulher e o aumento da inserção das mulheres em cargos de comando. Além disso, criticou a gestão passada pelo que considera como “desmandos” na cidade.

O agora ex-prefeito Atila Jacomussi não participou da cerimônia