Evento reuniu participantes do programa de diversas regiões da cidade para aulão especial de Dia das Mães
O programa ‘Viver Bem’, da Prefeitura de Mauá, lotou o Parque da Juventude nesta sexta-feira, 9 de maio. Munícipes que fazem parte do projeto e até mesmo a população que costuma frequentar o espaço verde participaram do aulão especial em comemoração ao Dia das Mães.
Sob coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, o ‘Viver Bem’ oferece atividade física gratuita como prevenção a doenças e ajuda na reabilitação de pacientes que frequentam as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. São exercícios de baixo impacto como ginástica, pilates e alongamento sob orientação profissional.
Desde o lançamento, em abril de 2023, o ‘Viver Bem’ já conquistou cerca de 3.500 participantes, reforçando sua relevância como um dos principais pilares de incentivo ao cuidado com a saúde e, consequentemente, à qualidade de vida no município.
Atividades maiores, como a realizada hoje, as quais reúnem participantes do programa de todas as regiões da cidade para comemorar datas especiais, têm se tornado cada vez mais comuns no calendário municipal pelo aspecto de incentivo à socialização e ao bem-estar dos envolvidos.
“Este programa é um dos grandes orgulhos de nossa administração, pois melhora significativamente a qualidade de vida dos participantes, trazendo nova perspectiva e impactando diretamente a saúde das pessoas”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira – ele esteve presente ao evento acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Fernanda Oliveira.
O evento desta sexta-feira contou com suportes de educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e agentes comunitários de saúde.
Para participar do 'Viver Bem' é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e realizar o cadastro. As atividades, realizadas de segunda a sexta-feira, são voltadas a adultos, idosos, gestantes e crianças em grupos de 30 pessoas, em média. Incluem, além da prática de exercícios, ações à reabilitação e à saúde mental.
Há também disponíveis nas 23 UBSs grupos de ginástica para hipertensos, diabéticos, pessoas com obesidade, risco cardiovascular e para alívio de dores como artrite e artrose. O programa oferece ainda turmas de caminhada, de técnicas de pilates e alongamento (para grávidas), entre outras práticas.