Iniciativa visa a prevenção e o enfrentamento da prática na cidade
O ingresso precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho prejudica sua saúde física e mental, além de colocá-los em situações de perigo. Preocupada em cuidar desta população, assim como de suas famílias, a Prefeitura de Mauá, por meio da secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, lançou nesta segunda-feira (12/06), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
“Temos agora, pela primeira vez, uma equipe técnica e estrutura, incluindo carro próprio, para as abordagens e ações de enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil na cidade. Nosso governo atua com responsabilidade e seriedade para garantir um futuro melhor para os nossos jovens”, destacou o prefeito Marcelo Oliveira.
É considerado trabalho infantil as atividades econômicas, ou de sobrevivência, feitas por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sejam ou não remuneradas. Entre elas estão vendas informais em semáforos, ruas e espaços públicos e mendicância.
Para o enfrentamento da questão, o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) dispõe do Serviço Especializado em Abordagem Social. A equipe, composta por orientadores sociais e psicólogo, realiza a busca ativa e identificação de crianças em situação de trabalho infantil em toda a cidade, bem como o encaminhamento destes jovens e de suas famílias para atendimento.
Inicialmente, elas são acolhidas pelos serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com o primeiro atendimento feito pelo CREAS. Os profissionais do serviço verificam as necessidades dessas famílias e posteriormente as direcionam para o acesso a serviços e benefícios sociais.
Em março deste ano foram feitos 29 atendimentos a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em Mauá, enquanto em abril o número chegou a 45, e em maio, 58.
Ao identificar crianças em situação de trabalho infantil, os munícipes podem acionar os seguintes canais de atendimento: Disque 100, CREAS, pelo telefone (11) 4512-7762, ou Conselho Tutelar: (11) 4512-7725, 4513-7555 e 4546-1444.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um Whatsapp para (11) 932786805
Para receber notícias diariamente em seu celular.
Acesse este link para entrar na minha comunidade do WhatsApp: