Prefeito Marcelo Oliveira encerra missão oficial em Dubai com foco em inovação urbana
Viagem custeada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos; prefeito retorna ao Brasil nesta quinta-feira (30/10)
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, encerrou nesta quarta-feira (29/10) sua participação no Fórum Internacional de Prefeitos em Dubai, que reuniu representantes de 16 cidades brasileiras e gestores de diversos países para discutir inovação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano. A missão ocorreu a convite do governo dos Emirados Árabes Unidos, responsável por custear passagens e hospedagem das delegações.
O prefeito destacou a importância do evento para Mauá. “É um grande encontro de cidades do mundo inteiro e queremos nossa cidade participando. Mauá quer ser reconhecida internacionalmente — e o mundo precisa descobrir o que temos a oferecer. Vamos seguir assim: trabalhando, firmando parcerias e avançando rumo ao futuro.”
Durante a programação, Marcelo participou de debates sobre cidades inteligentes, esporte e sustentabilidade, e citou acordos firmados com o governo dos Emirados. “Falamos sobre a cidade do futuro, com mais conectividade, inteligência artificial e desenvolvimento. Assinamos acordos e esperamos que esse grande evento gere frutos para Mauá. É Mauá para o mundo.”
No último dia do fórum, o prefeito apresentou o programa Troca Verde. “Transformamos áreas com plantio de grama, flores e árvores e depois fazemos a troca com os moradores por ração para pets e alimento. Estou levando experiência e compromissos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo.”
A busca por parcerias internacionais dialoga com a política municipal de desenvolvimento econômico prevista na Lei nº 3.557, de 25 de março de 2003, que cria incentivos às empresas que investirem na cidade. Se a empresa gerar aumento de arrecadação ou ampliar postos de trabalho — destinando 70% das vagas a moradores de Mauá — poderá obter descontos em tributos como IPTU, ISS e ITBI.
Marcelo Oliveira retorna ao Brasil nesta quinta-feira trazendo contatos e possíveis parcerias para impulsionar avanços urbanos, sociais e ambientais no município.












