
Na última terça-feira de 2025, agentes ambientais libertam 13 saruês
Todos foram tirados de áreas urbanas e soltos em zona de preservação ambiental
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente comemorou a soltura de treze saruês que foram capturados durante esta terça-feira (30/12) em residências dos Jardins Oratório, Feital e Zaíra e Vila Vitória. Eram cinco saruês adultos, sendo uma fêmea com oito filhotinhos nas costas, que foi encontrada no Jardim Feital. Todos foram libertados no Parque da Gruta de Santa Luzia e no Parque Natural Professor Oswaldo Dias.
Para o servidor da secretaria, Renato Floresta, que fez as capturas, “o resgate de animais silvestres é bastante comum na rotina das equipes. Com o avanço do ser humano para construir moradias nas áreas verdes, estes animais buscam abrigos que consideram seguros e com fácil acesso a alimento dentro das residências.”
Em 2025, até o balanço fechado em outubro, mais de 344 animais foram capturados nestas condições e encaminhados para áreas preservadas ou para os Centros de Atendimento de Animais Silvestres do estado. Muitos são encontrados em lajes, máquinas de lavar roupa, cozinhas e quintais. As equipes capturaram cavalo, coelhos, maritacas, jabuti, porco-espinho, além de cães e gatos.
O telefone de contato para ocorrências semelhantes é o 153, da Guarda Municipal Ambiental, ou o 4512-7661.









