Na manhã ensolarada do último sábado (14) centenas pessoas mobilizaram-se para Doar o Amor Que Corre Em Suas Veias, na 8ª Edição da Campanha Gotas Eficientes em diversas regiões do Brasil em um gesto de solidariedade e apoio ao Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência, Familiares e Amigos celebrada anualmente no dia 14 de setembro. A iniciativa teve início em 2016, através de uma ação socioeducativa inclusiva em que 10 pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de salvar vidas com sua primeira doação de Sangue. Uma ação promovida pela Associação Adote Um Cidadão, capitaneada pelo Empreendedor Social, Antonio Carlos Veiga, que visa conceder a pessoa com deficiência o protagonismo através do gesto de amor altruístico na doação voluntária.
“Doar o amor que corre em nossas veias é o melhor que podemos fazer”, diz José Vicente, Embaixador do Gotas Eficientes. “A campanha Gotas eficientes realça o protagonismo da pessoa com deficiência, pois ao doar sangue, não estamos na posição que o senso comum nos colocar de sempre receber. Quando a pessoa com deficiência doa cada gotinha vermelha é uma prova de amor ao próximo, a reafirmação do amor puro e universal.
Um dos pontos de coleta que se destacou foi a Colsan São Bernardo do Campo, onde mais de 170 doadores compareceram ao longo do dia para participar da campanha. A expressiva adesão reforça o compromisso da população com a causa e a relevância da campanha na conscientização da importância de salvar vidas.
“No Brasil, pouco mais de 3 milhões de doações ocorrem anualmente”, explica Antonio Carlos Veiga, idealizador da campanha. “O Gotas Eficientes é uma poderosa corrente do bem que tem como único intuito mobilizar o maior número de pessoas para que possamos suprir a necessidade dos bancos de sangue. Vale destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas; nunca sabemos quando seremos nós que precisaremos dessa ajuda.”
A Campanha Gotas Eficientes, através do Dia de Doação da pessoa com Deficiência, já é Lei em Municipal em várias cidades e tramita como Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre os apoiadores podemos destacar organizações como Sangue Corinthiano, Insanos Motoqueiros, Grau Técnico, Escola de Enfermagem ABC Myrthes Silva, Rotary, GRAACC, Pastoral da Saúde da Santíssima Virgem e Toyota Empilhadeiras, além de diversas pessoas com deficiência que são protagonistas desta ação.
A oitava edição desta nobre campanha prova que através de um gesto de amor podemos transformar literalmente a realidade de quem mais precisa e que quando pessoas bem intencionadas se unem elas têm o poder de converter a sociedade em um local mais justo e igualitário disseminando boas práticas e justiça social.
Sobre o Adote um Cidadão
O projeto Adote Um Cidadão foi fundado em 1999, pelo empreendedor social Antonio Carlos Veiga, com a proposta de mobilizar de forma consciente a sociedade sobre seu papel no processo de inclusão, integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência e jovens em situação de vulnerabilidade na área social, econômica, política, cultural, ecológica, esportiva e educacional.
Todas as atividades são gratuitas e são financiadas, há 25 anos, por amigos e apoiadores, sem nunca recorrer a dinheiro público ou incentivos fiscais, apenas com o propósito de proporcionar felicidade e inclusão a Cidadãos Pra lá de Especiais!
Wagner Costa – Jornalista/Escritor MTB: 87624/SP @wagnerr567
Fone: (11) 96342-2530 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.