A 10ª Edição do Surf Eficiente, idealizada pela Associação Adote um Cidadão, se torna um marco inesquecível ao reunir mais de 200 pessoas Pra Lá de Especiais que, juntas, desafiaram os limites do mar e de si mesmas, com muita diversão e alegria. Com eventos realizados nos municípios de Praia Grande e Itanhaém, esta ação do Adote não foi apenas sobre surfe, mas sobre inclusão, resiliência, realização de sonhos e a celebração da vida em sua forma mais pura. Uma verdadeira demonstração de que a determinação humana não tem fronteiras, inspirando a todos com o poder da superação e a beleza da diversidade.
“É a primeira vez que estou participando do Surf Eficiente e sinto-me realizado”, diz Lucas Schneider, cadeirante. “Eu tive que vir de São Vicente, porque este é o único evento gratuito para pessoas com deficiência existente na região. Já fiz outras atividades, mas moro aqui no litoral e é a primeira vez que tenho a oportunidade de surfar.”
O evento teve início às 9h, na Praia Canto do Forte (Praia Grande), e contou com a presença de 100 pessoas com deficiência e cerca de 50 voluntários, graças à Aliança Social firmada com a Escola de Surfe Rema Forte, que mais uma vez ofereceu toda a indumentária e a experiência de seus instrutores para que todos tivessem um momento sensorial, lúdico e inclusivo em um momento único da emoção de deslizar sobre as ondas.
Entre as autoridades e instituições presentes no evento, destacamos a ilustre presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMPED, o senhor Francisco de Assis Novelli, que teve a oportunidade de acompanhar de perto a emoção de cada pessoa nesta comemoração inesquecível.
“É uma grande honra estar aqui ao lado do Adriano, a primeira pessoa com deficiência a participar do Surf Eficiente”, diz Novelli, ao abraçar Adriano (38), que possui deficiência de locomoção. “Só tenho a agradecer ao Adote um Cidadão por mais um ano de proporcionar esse momento inclusivo. Ele é de suma importância para as pessoas com deficiência, pois, além da recreação, preenche o coração de alegria, amor e esperança.”
No município de Itanhaém, o evento ocorreu simultaneamente na Estação Praia de Esportes, no Cibratel II, por meio da Aliança Social firmada com a Prefeitura de Itanhaém, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e da diligente contribuição da Associação de Surf de Itanhaém. O evento contou com a participação dos alunos da APAE e do CODI, além de mais de 40 pessoas da capital paulista trazidas pela ONG Adote um Cidadão. Esses participantes, além de surfar, aproveitaram modalidades como beach tennis e vôlei de praia.
“Que dia maravilhoso eu tive! Sentir os grãos de areia desfazendo sob os meus pés e a refrescância da água sobre o meu corpo”, conta Jefferson (28), deficiente visual, residente da Zona Oeste de São Paulo. “Só o Adote para trazer diversos deficientes até a praia. É tão difícil para eu sair de casa; fico mais ouvindo música, fazendo trovas e nas redes sociais. Os passeios do Adote um Cidadão nos conectam com outras pessoas e nos concedem a oportunidade de fazer algo que seria impossível para a maioria dos deficientes. Só tenho a agradecer por este dia cheio de alegria e diversão.”
A 10ª Edição do Surf Eficiente também foi realizada em comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência, ocorrido na última terça-feira (03). O evento contou com a cobertura da TV Thati, afiliada da TV Band, e, em Itanhaém, a cobertura ficou a cargo da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, reforçando a importância da inclusão no esporte e o potencial transformador dessas atividades.
“A ação foi um marco de inclusão, permitindo que, pela décima vez, as pessoas com deficiência vivenciassem a energia do surfe e o contato com a natureza”, relata Dom Veiga, idealizador da ONG Adote um Cidadão. “No ano em que comemoramos 25 anos de existência do Adote, finalizamos o nosso calendário de eventos com um dia maravilhoso, que ficará eternizado nos corações das pessoas Pra Lá de Especiais, familiares, instituições e voluntários, pois é notório nos sorrisos e manifestações de emoção recíproca do amor e solidariedade de todos os presentes. Não existe presente melhor para comemorar nossos 25 anos.”
A 10ª Edição do Surf Eficiente corrobora, mais uma vez, que vai além do simples ato recreativo ou de voluntariado: trata-se de construir uma cultura que valoriza a igualdade, a compreensão e a celebração das diferenças, permitindo que todos compartilhem a paixão e a alegria que o surfe proporciona. Temos a certeza de que as mais de 200 pessoas Pra Lá de Especiais tiveram uma experiência única e inesquecível ao deslizar sobre as ondas da inclusão, e que este é mais um degrau em nossa nobre missão, que é construir uma sociedade mais justa e igualitária