(Brasília, 10 de julho de 2024) - Com apenas um ano e meio de mandato, o deputado federal Marangoni (União/SP) foi escolhido como um dos “Cabeças do Congresso Nacional” e "em ascensão" pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e, também, como um dos parlamentares mais influentes desta legislatura, de acordo com a Arko Advice.
Na definição do Diap, os “Cabeças do Congresso” são os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações, eficiência, facilidade para conceber ideias, tomadas de decisões e outros.
No critério "em ascensão”, Marangoni está entre os 150 mais influentes, sendo as missões partidárias, políticas ou institucionais, critérios de avaliação.
Já a Elite Parlamentar Arko Advice considera os deputados que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, elaboração da agenda legislativa e ou que representam interesses da sociedade brasileira.
A edição de 2024 é formada por 117 parlamentares: 75 deputados federais e 42 senadores. Esta é a segunda vez que Marangoni integra o bloco de referência, em seu primeiro mandato.
“Me sinto feliz e honrado por estar no ranking de consultorias tão respeitadas e de referência nacional. É o reconhecimento do nosso trabalho, esforço e muita dedicação para fazer com que tudo dê certo. Não basta apresentar um projeto de lei se ele não for convincente, bom para a sociedade e bem articulado. As indicações demonstram que estamos no caminho certo em nosso primeiro ano como deputado federal”, disse o parlamentar.
Trabalho
O parlamentar paulista é um dos campeões em iniciativas legislativas no Congresso Nacional. Em pouco menos de dois anos, já apresentou 1.639 proposições e 85 relatorias até o momento.
Em 2024, foi eleito ainda a 1º Vice-presidente na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, além de membro das comissões de Comunicação, de Turismo, e das especiais sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde e sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais.
É membro ainda da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e presidente de Frentes Parlamentares de relevância como: do Saneamento Básico; Desenvolvimento Urbano Sustentável, Consórcios Públicos e Gestão de Resíduos e Economia Circular.
No ano passado, Marangoni também foi escolhido o parlamentar mais municipalista do país, segundo o Observatório Legislativo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).