Paulo Serra avança na disputa pelo Governo de SP e chega a 12% em intenção de voto
Paulo Serra avança na disputa pelo Governo de SP e chega a 12% em intenção de voto; tucano ainda é lembrado por 9% do eleitorado para o Senado Federal
Segundo levantamento do Real Time Big Data, divulgado nesta terça-feira (2/12), ex-prefeito de Santo André-SP também tem a menor rejeição entre os postulantes ao Palácio dos Bandeirantes
Levantamento divulgado nesta terça-feira (2/12) pelo Instituto Real Time Big Data traz Paulo Serra (PSDB) com até 12% das intenções de voto para o Governo do Estado de São Paulo. O tucano também é lembrado na corrida pelo Senado Federal, alcançado 9% da preferência do eleitorado bandeirante. A análise ainda mostra que o ex-prefeito de Santo André-SP mantém a menor rejeição entre os pré-candidatos ao comando do Palácio dos Bandeirantes.
Presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo e, há poucos dias, alçado a 1º vice-presidente nacional do partido, Serra é citado em todos os oito cenários da mais recente pesquisa do Real Time Big Data. Com Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) na disputa, o tucano tem 8% da preferência dos paulistas. Em cenários sem o atual governador - devido a uma possível candidatura à Presidência da República -, o ex-prefeito do ABC Paulista chega a pontuar entre 6% e 12%.
No sétimo cenário do estudo, Serra polariza com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que tem 31%; desbanca Luiz Felipe D’Avila (Novo), que foi candidato à Presidência da República em 2022, e que tem 3%; ao passo em que supera numericamente a deputada federal Erika Hilton (Psol), com 8%.
Já no sexto cenário da pesquisa, o tucano tem 11% da preferência do eleitorado - em empate técnico com o ex-governador Rodrigo Garcia (sem partido), que pontua 13%. Neste cenário, Haddad tem 29%.
Senado Federal
Em 2026, os paulistas poderão eleger dois representantes para o Senado Federal. Serra também é lembrado pelos eleitores para este cargo. De acordo com o Real Big Data, o presidente do PSDB de São Paulo chega a 9%, mesmo com figuras conhecidas da Política nacional na disputa, a exemplo do próprio Haddad e do ex-secretário de Estado de Segurança Pública, deputado federal Capitão Guilherme Derrite (PP).
Baixa rejeição
O ex-prefeito de Santo André tem, ainda, o menor percentual de rejeição (16%) entre os 12 políticos citados no levantamento do Real Time Big Data, desta terça-feira. Erika Hilton (40%), Haddad (31%) e o deputado federal Kim Kataguiri, do recém-criado Missão (29%), lideram em rejeição.
Para Serra, que é professor universitário e, neste ano, obteve certificação da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), a pesquisa em tela sinaliza que há espaço para uma pré-candidatura de Centro na disputa pelo maior estado da América Latina:
“De janeiro de 2025 para cá, entre diversos institutos de pesquisa, nosso crescimento é percebido. Isto demonstra que o reposicionamento político do PSDB no estado de São Paulo e o trabalho que foi feito em Santo André, em dois mandatos consecutivos como prefeito, estão sendo reconhecidos, o que prova que a população paulista está em busca de segurança, de responsabilidade, de seriedade e de foco, além dos extremos”, comemora o tucano, que deixou o Paço Municipal andreense, em dezembro de 2024, com 80,1% de aprovação, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.
Metodologia
O levantamento do Real Time Big Data foi realizado de forma presencial, com 1,5 mil eleitores do estado de São Paulo, entre 29/11 e 1°/12. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.








