O VEREADOR CARLOS FERREIRA, CÂMARA DE SANTO ANDRÉ ENCERRA ANO COM PAUTA LIMPA E APROVAÇÕES HISTÓRICAS
Presidente lidera "casa arrumada" e garante avanços cruciais para a cidade em sessão marcada pela presença de lideranças regionais
A Câmara Municipal de Santo André encerrou nesta terça-feira (02) o ano legislativo de 2025 com uma demonstração de força institucional e eficiência administrativa. Sob a gestão cirúrgica do *Presidente Vereador Carlos Ferreira, o Legislativo finaliza os trabalhos com a pauta zerada, a "casa arrumada" e a aprovação de projetos que definem o futuro da cidade.
A 73ª Sessão Ordinária consolidou o perfil de gestor do Presidente, que conduziu a aprovação final de pautas estruturantes. O destaque foi a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026 (PLO 37/25)*, garantindo a governabilidade e os recursos para investimentos essenciais.
Outro marco da gestão eficiente foi a aprovação do novo Código Tributário Municipal (PLC 01/24), modernizando a legislação fiscal, além da regulamentação da tecnologia **5G (PLO 47/25), preparando Santo André para o futuro, e ajustes no **Regime Próprio de Previdência Social (PLC 01/25).
*Projetos de Impacto Social e Cidadania:*
A pauta diversificada incluiu a aprovação de projetos de grande relevância social, como:
Inclusão e Saúde: O acolhimento humanizado de mães que sofreram perda gestacional (PL CM 186/25) e a prioridade de vagas em escolas para crianças com pais idosos ou com deficiência (PL CM 142/25).
Educação e Proteção: A promoção de palestras educativas sobre segurança digital e violência contra a mulher nas escolas (PL CM 219/25), de autoria do Presidente Carlos Ferreira e Daniel Buíssa, e a instituição do mês de conscientização contra a sexualização precoce de crianças (PL CM 241/25).
Cultura e Esporte: A denominação do Campo de Futebol Norberto Augusto Fernandes no Parque Gerassi (PL CM 161/25).
Habitação e Saneamento: A criação do programa "EMHAP em Dia" para parcelamento de débitos habitacionais e a prorrogação do "RENEGOCIA 2025 – SEMASA".
O Presidente Carlos Ferreira celebrou o resultado da gestão: *"Terminamos 2025 com a sensação de dever cumprido e a casa em ordem. Foi um ano de gestão focada em resultados. Entregamos à população leis que modernizam a cidade, protegem nossos cidadãos e garantem o futuro. A presença de grandes lideranças regionais hoje na Câmara reforça a importância do nosso Legislativo no cenário do Grande ABC. Santo André segue avançando com responsabilidade!"
A sessão também garantiu avanços em primeira discussão para o *Programa de Valorização de Ativos Públicos (PLO 52/25), demonstrando zelo com o patrimônio municipal, além da aprovação da denominação do “Parque Saúde Vereador Samuel Dias Figueira” no Jardim Alzira Franco e a concessão de **subvenções a entidades culturais*, fortalecendo o terceiro setor da cidade.
Com a eficiência comprovada na condução dos trabalhos, a Câmara Municipal entra em recesso parlamentar, mantendo o compromisso de seguir trabalhando por uma Santo André cada vez melhor em 2026.








