Medida fortalece acessibilidade comunicacional e visa participação efetiva no Festival Sem Barreiras
A Prefeitura de Ribeirão Pires acaba de dar mais um passo importante para a inclusão e valorização da diversidade cultural. O edital do chamamento público de artistas da cidade já está disponível em linguagem simples, garantindo que pessoas com deficiência intelectual e dificuldade de leitura possam compreender as informações e participar dos eventos promovidos pelo município.
Com essa iniciativa, o município fortalece sua política de acessibilidade e inclusão no setor cultural. O objetivo é ampliar a participação de artistas com deficiência nos eventos oficiais da cidade e, ao mesmo tempo, criar um banco de dados para a realização do Festival Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência.
A ação da Prefeitura está em sintonia com os avanços internacionais em prol da comunicação acessível. Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por aclamação uma resolução apresentada pelo Brasil, com o apoio da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In) e da Aliança Internacional sobre Deficiência (IDA). O texto trata da promoção e integração da comunicação fácil de entender – ou linguagem simples – como ferramenta essencial para a acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual e dificuldade de leitura.
Copatrocinada por países como Argentina, Egito, El Salvador, Grécia, Guatemala, Filipinas e Portugal, a resolução tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em vigor no Brasil desde 2009. O uso da linguagem simples já vem sendo adotado por diversos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, e reúne técnicas de redação, estrutura e validação de textos para torná-los compreensíveis a todos.
O edital do chamamento de artistas com deficiência pode ser acessado no site da Prefeitura de Ribeirão Pires: https://turismoribeiraopires.com.br/chamamentos/.