Município se destaca no Ranking da Competitividade dos Municípios 2025, avança oito posições em indicadores sociais e mantém liderança em atenção à saúde materna
Ribeirão Pires está entre as 25 melhores cidades do Brasil em qualidade da saúde, de acordo com o Ranking da Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O ranking analisa 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que representam 60% da população do Brasil. Além da qualidade de saúde, a pesquisa avalia também o acesso e qualidade da educação, saneamento, meio ambiente, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.
A cidade também se destacou no ranking nacional no quesito sociedade, que avalia os índices de acesso à saúde, qualidade da saúde, segurança, qualidade e acesso à educação, saneamento básico e meio ambiente, ficando entre as 30 melhores colocadas no Brasil, subindo 8 posições com relação ao último ranking divulgado em 2023. No Estado de São Paulo, Ribeirão Pires ocupa a 21° posição.
“Este resultado é motivo de muito orgulho para a nossa cidade e reforça o compromisso da gestão em implementar políticas públicas que garantam qualidade de vida à população. Continuaremos trabalhando para oferecer serviços cada vez melhores em todas as áreas, mantendo Ribeirão Pires em destaque no cenário nacional e avançando sempre com responsabilidade e inovação”, disse o prefeito Guto Volpi.
Na saúde, Ribeirão Pires também se destaca com índice de Mortalidade Materna que, ao lado de São Caetano e outras cidades, ocupam a primeira posição no Brasil. Além da nova maternidade municipal, a rede de saúde conta com pré-natal para todas as gestantes e, se necessário, também conta com a especialidade de Parto de Alto Risco no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Além disso, a cidade também disponibiliza exames de ultrassonografia morfológica e obstetrícia, consultas odontológicas e testes importantes como sífilis, HIV, hepatite B e strepto.
“A estrutura da rede municipal vem sendo modernizada desde a Atenção Básica com reformas, ampliações e também novas unidades até a entrega - após quase 20 anos - da nova maternidade São Lucas. Nossas equipes estão sempre capacitando e realizando o acompanhamento das gestantes e também o pós-parto”, disse o secretário de saúde, Clovis Volpi.
Sociedade – Entre as ações do quesito Sociedade avaliadas no ranking estão a implantação do Escudo Digital e a ampliação das câmeras de videomonitoramento; a implantação da 1° Clínica Pública de Cannabis Medicinal do Brasil; a primeira UTI da história da cidade no novo Hospital e Maternidade São Lucas; premiações na educação como o prêmio Município Campeão de Alfabetização, que contemplou as 100 melhores cidades do Estado no desempenho de fluência leitora, e também o Prêmio Excelência Educacional; implantação do programa Tigela Cheia e novos painéis solares por meio do programa da ANEEL.