Marca foi atingida em agosto; serviço é oferecido pela Prefeitura por meio do agendamento no aplicativo Ribeirão Pires Digital
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, atingiu em agosto a marca de 10 mil castrações de cães e gatos realizadas desde 2021. As cirurgias, realizadas pela equipe de Bem-Estar Animal da Estância, são totalmente gratuitas e representam a retomada de um serviço que estava paralisado antes de 2021.
O prefeito Guto Volpi destacou a importância da iniciativa: “Este é um compromisso que assumimos com a população e, principalmente, com a causa animal. Garantir castrações gratuitas significa cuidar da saúde dos bichinhos e trazer mais tranquilidade para os tutores”, afirmou.
O secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro, reforçou o caráter social do programa. “Estamos promovendo não apenas o controle populacional, mas também uma política de respeito e responsabilidade com a vida animal. O engajamento da população mostra que estamos no caminho certo”, disse.
As operações acontecem na base da equipe de Bem-Estar Animal e são fundamentais para o controle populacional de cães e gatos, além de contribuírem para a saúde pública e a redução do abandono de animais.
Para o subsecretário de Fauna, Marcos Leap, a marca alcançada demonstra o sucesso da retomada. “O programa de castração gratuita de animais em Ribeirão Pires, retomado em 2021, consolidou-se como uma das principais políticas públicas de bem-estar animal da cidade. Conseguimos não apenas restabelecê-lo, mas também ampliá-lo, garantindo que milhares de famílias tenham acesso a esse cuidado essencial”, declarou.
O agendamento pode ser realizado por meio do aplicativo Ribeirão Pires Digital, o procedimento é 100% gratuito e destinado à animais entre seis meses e seis anos.