Atividades nos CAPS envolvem pacientes, famílias e comunidade com eventos de lazer, arte e conscientização sobre prevenção ao suicídio
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza programação especial do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. As equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) preparam atividades voltadas ao bem-estar, integração familiar e desenvolvimento dos pacientes das unidades.
O CAPS Infantojuvenil realiza, no dia 27 de setembro, o evento ‘Primavera Amarela’, aberto a usuários, famílias e à comunidade local. A ação contará com atividades de lazer, geração de renda e fortalecimento de vínculos, incluindo brincadeiras, sarau, contação de histórias e bazar. O evento acontece das 11h às 14h30.
A unidade voltada ao tratamento de álcool e outras drogas promove, a partir do dia 22 de setembro, uma semana especial dedicada ao Setembro Amarelo. A programação inclui atividades físicas com apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer; visita à Pinacoteca Guilherme de Carvalho Dias, rodas de conversa e sessão de cinema para os pacientes da unidade.
O CAPS Adulto inicia suas atividades, a partir do dia 15 de setembro, com oficinas de crochê e outras ações voltadas ao Setembro Amarelo. Entre as atividades estão caminhada e café no Mirante São José, trabalho com o grupo de cultivo da unidade, teatro e apresentação no Palco da Vila do Doce, no dia 25 de setembro, às 9h30.