Secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil de Ribeirão Pires, Arlei Capoccio, apresentou o Escudo Digital para o titular da pasta de Rio Grande da Serra, Elias Meneses
Nesta quinta-feira (11), Ribeirão Pires recebeu a visita do secretário de Segurança Urbana de Rio Grande da Serra, Elias Meneses, para conhecer a estrutura do Escudo Digital, programa de videomonitoramento. O secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil Arlei Capoccio apresentou as instalações e trocaram experiências sobre implantação, funcionamento e o trabalho realizado pelas equipes da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires no monitoramento da cidade.
“Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são cidades vizinhas e o trabalho cooperativo entre as guardas fortalece a segurança nas divisas. Essa troca de experiências é fundamental para garantir mais proteção às cidades e a região. O Escudo Digital é uma ferramenta que transformou a segurança pública em Ribeirão Pires. Compartilhar essa experiência é muito importante”, disse o secretário de segurança de Ribeirão Pires, Arlei Capoccio.
O Escudo Digital, lançado em 2023 pela gestão do prefeito Guto Volpi, conta atualmente com 153 câmeras comuns de videomonitoramento, 16 faixas de câmeras com tecnologia de leituras de placas e 15 pórticos com câmeras instalados nas divisas, além da central de videomonitoramento no Paço Municipal.
Sobre a troca de experiência, o secretário de segurança de Rio Grande da Serra, Elias Meneses destacou: "Nós estamos fazendo visitas nas cidades do Grande ABC, conhecendo os sistemas de videomonitoramento. Viemos em Ribeirão Pires e podemos ver esse investimento já na ponta e vejo que a o monitoramento vai contribuir muito com as forças de segurança", disse Elias Meneses, que esteve acompanhado dos profissionais da pasta e também do comandante da GCM de Rio Grande da Serra, João Vitor Rocha Amado.
Integração Muralha Paulista - Para reforçar a segurança na cidade e no Estado de São Paulo, a Prefeitura está realizando o reforço da divulgação para pessoas físicas e jurídicas que contam com câmeras de videomonitoramento viradas para a via pública possam integrar o sistema do Muralha Paulista. Para realizar a integração basta acessar muralhapaulista.sp.gov.br. A integração é realizada de forma voluntária e totalmente gratuita.