Nesta quarta-feira (13), a população da cidade de Rio Grande da Serra começou a postar nas redes sociais denúncias sobre mortes de peixes e garças no rio de Rio Grande. As denúncias começaram quando os pescadores da região perceberam.
Em nota, a prefeitura de Rio Grande da Serra afirmou “A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, através da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), informa que estamos acompanhando o caso que está resultando na mortandade de peixes e garças em Rio Grande.
As ações foram acompanhadas pelas equipes técnicas da SVMA, Defesa Civil e Vigilância Sanitária do município. Foram acionadas: CETESB, SABESP, Braskem e Transpetro. Informamos ainda que foram coletadas amostras de Peixes – Lambari (Astyanax) e de água para análise e detecção do material contaminante.
Notificamos as empresas abaixo:
UNIPAR
TRANSPETRO
BRASKEM
COMGÁS
QUALICAL
SABESP
Para que se posicionem sobre o assunto, estamos trabalhando incansavelmente para elucidar os fatos e punir com o rigor da lei os culpados.Em breve divulgaremos o resultado da análise do órgão competente CETESB com o número de protocolo para consulta pública. Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos.”