Segundo fontes próximas ao governo de Rio Grande da Serra, o prefeito Claudinho da Geladeira (Podemos) encaminhará para a Câmara até a próxima quarta-feira (3/2) o projeto de lei que autoriza a saída do município do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A decisão internamente está tomada e basta a concordância dos vereadores.
A decisão de saída fez com que o encontro que aconteceria entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilton de Paula, e o ex-vereador e atual integrante da entidade regional, Akira Auriani, fosse desmarcada em cima da hora nesta segunda-feira (1/2).
Conforme as regras do Consórcio ABC, a cidade necessita de aprovação de uma autorização dos vereadores. Caso seja aprovado, o município terá seis meses após a entrega oficial do pedido de saída para aguardar a readequação orçamentária da entidade regional.
Ainda não há um posicionamento oficial da Prefeitura de Ribeirão Pires se oficializará o processo de saída ainda nesta semana. Na próxima quinta-feira (4/2), o prefeito Clovis Volpi (PL) convocou uma coletiva para falar sobre as finanças da cidade. Ao RD, o chefe do Executivo afirmou que o município conta com R$ 83 milhões de dívidas de curto prazo, fato que seria uma das justificativas para deixar o Consórcio.
Fonte: Leandro Amaral - RD