No último sábado (24), Rio Grande da Serra recebeu o Teatro a Bordo, o primeiro teatro móvel solar do Brasil, que há 15 anos viaja pelo país levando arte, cultura e inclusão para milhares de pessoas. O evento aconteceu em espaço público, proporcionando acesso gratuito e irrestrito à população, fortalecendo o intercâmbio cultural e valorizando os artistas locais.
Criado pelos idealizadores Talita Berthi e Douglas Zanovelli, o projeto já percorreu mais de 400 cidades brasileiras e foi assistido por mais de 600 mil espectadores. Inspirado nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças, o Teatro a Bordo inovou ao utilizar energia solar para iluminar seu palco, reforçando a sustentabilidade aliada à arte.
Durante a programação, o público de Rio Grande da Serra teve a oportunidade de prestigiar apresentações teatrais, oficinas educativas, intervenções artísticas e um cortejo cultural, tornando o dia ainda mais especial. Além disso, o evento abriu espaço para artistas locais, incentivando a produção cultural da cidade e promovendo a integração da comunidade.
O Teatro a Bordo conta com o apoio das Leis de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de SP (ProAC), além do patrocínio de empresas que ajudam a tornar possível a democratização do acesso à cultura. O projeto segue seu caminho, levando a magia do teatro para cada canto do Brasil e transformando vidas por meio da arte.