Nesta quarta-feira (23), durante a reunião de Coalizão Empresarial em Rio Grande da Serra, com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima e a deputada estadual, Ana Carolina Serra, o prefeito Akira Auriani reforçou o papel estratégico do programa Exporta SP, do Governo do Estado de São Paulo, como ferramenta essencial para o fortalecimento da economia local e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas da cidade.
Akira destacou que, diante das limitações ambientais que impedem a instalação de grandes indústrias, é fundamental investir na qualificação dos empreendedores locais e na abertura de novos mercados.
“Em um mundo globalizado e com a internet eliminando fronteiras, os pequenos empresários de Rio Grande da Serra precisam ter acesso a ferramentas que os ajudem a competir lá fora. Temos talento, criatividade e vontade de crescer. O Exporta SP converte esse potencial em emprego, renda e desenvolvimento sustentável para nossa população”, afirmou Akira.
O prefeito também anunciou que levará o tema para discussão em fóruns regionais, como forma de ampliar o impacto do programa em toda a região do Grande ABC.
“Apresentarei essa pauta na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e também ao Consórcio Intermunicipal. Nosso objetivo é fomentar esse e outros programas em toda a região, fortalecendo as economias locais e criando uma frente regional de incentivo à exportação de pequenos negócios”, completou o prefeito.
O secretário Jorge Lima elogiou o engajamento do município com o desenvolvimento local e destacou a importância de iniciativas para descentralizar o desenvolvimento e estimular a competitividade de pequenas cidades no cenário global.
“Defendo desenvolver toda a cadeia econômica, fortalecendo o comércio e o serviço, com isso, aumentamos a renda na cidade e na região e promovemos o desenvolvimento global", destacou o secretário.
O programa Exporta SP oferece capacitação gratuita, 100% online, para micro, pequenas e médias empresas que desejam iniciar ou expandir suas exportações. A iniciativa foca em preparar os negócios para acessar mercados internacionais, abordando temas como inteligência comercial, precificação, logística, contratos e marketing internacional.
SERVIÇO:
As inscrições para a nova edição do Exporta SP estão abertas até o dia 31 de julho de 2025. Empresários interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do site oficial do programa: www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp