Sinal 5G chega a todas as cidades de São Paulo, São Caetano foi pioneira
A partir desta semana, a ativação da Internet móvel de quinta geração, 5G, está liberada em todas as 645 cidades do Estado de São Paulo. Para ter acesso à tecnologia que permite maior velocidade de conexão e quantidade de usuários simultâneos, os municípios paulistas precisam implantar a chamada “lei das antenas”, para que as operadoras instalem os novos equipamentos.
O município de São Caetano do Sul está preparado desde o ano passado. Em dezembro de 2022, São Caetano foi liberada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ativar o sinal 5G. Depois das capitais, São Caetano está entre as primeiras cidades do País a ser habilitada pela Anatel. E em janeiro deste ano, a operadora Claro anunciou a liberação de sinal: o Bairro Nova Gerty foi o primeiro da cidade a ter a cobertura, ativada por essa operadora de telefonia móvel.
CONECTADA
São Caetano se preparou para a nova tecnologia com antecedência. A Lei Municipal nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, regulamenta a instalação de licenciamento de infraestruturas de suporte para equipamentos de estações Rádio Base, possibilitando, desde então, a instalação do 5G no município. A lei foi debatida e discutida por técnicos da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e DTI (Divisão de Tecnologia da Informação) em conjunto com as operadoras e a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).
O processo para tornar São Caetano uma cidade cada vez mais conectada começou em 2017, com a integração dos 152 prédios públicos, por meio de 200 quilômetros de fibra óptica. Essa mesma malha de fibra serviu para que, em 2020, a Administração disponibilizasse à cidade um sistema de monitoramento de vias públicas com mais de 300 pontos monitorados, o que culminou com a criação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Em 2018, a cidade começou a disponibilizar internet gratuita em praças e parques da cidade, por meio da rede Wi-Fácil. Em 2021, São Caetano realizou a implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio (WiFi 6) em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede em salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um Whatsapp para (11) 932786805
Para receber notícias diariamente em seu celular.
Acesse este link para entrar na minha comunidade do WhatsApp: