Trabalhadores das obras do ReFundação, maior conjunto de intervenções de combate às enchentes de São Caetano do Sul, participaram de palestra de conscientização das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e da importância da prevenção nas relações sexuais.
A psicóloga Rita Moretto, do Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas) de São Caetano, conversou com cerca de 40 funcionários do Consórcio Ambiental FJ, responsável pelas obras. Segundo Rita, foi uma oportunidade de quebrar tabus e mostrar a necessidade de prevenção, sobretudo nas festas de Carnaval.
“Pudemos abordar o HIV, como ele se manifesta e a importância da testagem, porque muitas vezes o HIV demora um tempo para se manifestar, além da Aids, sífilis e outras ISTs”, discorreu Rita. “Falamos muito sobre a importância do uso do preservativo. E a prevenção mais fácil é a camisinha, que se encontra em qualquer UBS, a mais fácil de ser usada. O problema é que ainda há preconceito e, por incrível que pareça, entre os mais jovens”, emendou.
A engenheira Cecília Gallo, gerente de contrato do Consórcio Ambiental FJ, elogiou a medida. “A conscientização sobre a prevenção de IST é uma oportunidade para quebrar tabus, incentivar o diálogo aberto e desfazer estigmas sobre as infecções sexualmente transmissíveis”, avaliou. “Envolver a equipe de obras nesse tipo de conscientização é um passo importante para criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, beneficiando tanto os colaboradores quanto a sociedade como um todo.”
Na semana passada, os operários das obras participaram de uma palestra a respeito da dengue, com explanações sobre a doença, prevenção e ações para extinguir focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.
SOBRE O REFUNDAÇÃO
O ReFundação integra o Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul), que envolve investimento de R$ 173,3 milhões em intervenções que têm como objetivo central resolver os problemas das enchentes em pontos históricos do município. O investimento conta com parceria da CAF, o Banco de Fomento da América Latina.
O programa engloba a construção de um piscinão entre a Avenida do Estado, Rua Ceará e a Avenida Conde Francisco Matarazzo, com capacidade de armazenar 18,8 mil metros cúbicos de água; ampliação de galerias de águas pluviais em 8 quilômetros de vias; e alteamento de muro em toda extensão de São Caetano da Avenida dos Estados (4 quilômetros no total). Há também a requalificação do Terminal Rodoviário Nicolau Delic e o entorno, entre outras ações.