A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, finalizou na primeira semana de fevereiro a pesquisa com famílias de alunos da rede municipal para identificar a demanda pelas Oficinas Extracurriculares a serem frequentadas pelos estudantes do município no contraturno. A etapa de inscrição das oficinas do Programa Aprender Mais está aberta e vai até segunda-feira (24/2).
Com os dados da pesquisa em mãos, a Secretaria de Educação e diretores das escolas iniciaram a construção da grade das oficinas, utilizando professores da rede municipal. Cada escola definiu as oficinas dentro das diretrizes do Programa Aprender Mais - temática de meio ambiente, economia, saúde, arte e diversidade cultural, ciência e tecnologia, práticas corporais e projetos especiais.
Tornar facultativa a participação de oficinas extracurriculares, no contraturno da educação regular, é um dos pilares do Programa Aprender Mais e uma demanda de mães e pais de estudantes na cidade. Outra diretriz da ação envolve justamente as famílias no processo de escolha das atividades dos filhos. Essa ação engloba somente escolas de meio período - as de ensino integral regular permanecem com a programação existente.
O levantamento foi aberto no mês passado para mapear o número de famílias que optariam pela adesão às oficinas ofertadas, e 63,9% responderam que preferem que seus filhos sigam com atividades no contraturno escolar - 36,1% avisaram que vão retirar as crianças ao término da grade curricular regular.
Cada unidade escolar disponibilizou um formulário de inscrição para as oficinas extracurriculares oferecidas, que ficarão disponíveis até segunda-feira - as inscrições precisam ser feitas pelos responsáveis dos alunos.
A quantidade de vagas disponíveis para cada atividade será limitada, exatamente para garantir a qualidade das aulas oferecidas. Cada turma será formada por, no mínimo, dez alunos.