São Caetano do Sul
EMEF Senador Fláquer, escola mais antiga de São Caetano, inaugura nova biblioteca

A EMEF Senador Fláquer, no Bairro Fundação, em São Caetano, inaugurou formalmente sua nova biblioteca em homenagem ao filho de uma das mais expressivas diretoras que comandaram a centenária escola da cidade.
A Biblioteca João Carlos Lasso foi aberta em cerimônia conduzida pelo prefeito Tite Campanella, pelo diretor da EMEF Senador Fláquer, Tiago Luiz de Araújo, e pela educadora Maria Gonçales Lasso, que atuou a escola entre 1987 e 2001 (inicialmente como professora e, depois, como diretora).
“Essa é uma escola querida demais, que fica em um bairro também muito querido, que é o Bairro Fundação. A professora Maria Lasso fez muito pela nossa educação e essa biblioteca é a prova de como a professora Maria Lasso segue contribuindo para nossa cidade”, comentou o prefeito Tite Campanella.
João Carlos Lasso nasceu em 25 de dezembro de 1968, na cidade de Santo Anastácio, interior de São Paulo. Filho de Maria Gonçales Lasso e Alfio Zulian, mudou-se para São Caetano do Sul em 1982, onde cursou seus estudos na EE Bonifácio de Carvalho. Ao longo de sua vida profissional, atuou como guarda civil municipal e fotógrafo. Durante o período em que sua mãe exerceu a função de diretora na unidade escolar, João Carlos — carinhosamente chamado de “Piro” pelos amigos — registrava, através de suas lentes, os momentos e eventos que marcaram a história da escola. Ele faleceu em 2020.
Além dos títulos de livros, a Biblioteca João Carlos Lasso tem em sua estrutura o espírito altruísta que conduziu a vida profissional de Maria Lasso pelos corredores da EMEF Senador Fláquer. Ela doou todos os brinquedos colecionáveis, muitos de super-heróis famosos, além de livros, cerca de 2.500 CDs e outros 2.500 DVDs, para que eles pudessem ser aproveitados pelos alunos atuais.
“A professora sempre auxilia a escola em eventos escolares de forma voluntária. Em um dos eventos, procurou a direção para fazer uma homenagem ao filho. Ela fez uma contribuição financeira para reformarmos a sala de leitura e recebermos o acervo deixado pelo João”, disse Tiago.
Maria Lasso também nasceu em Santo Anastácio e teve apenas João Carlos como filho. Ela veio para São Caetano em 1982, após ser aprovada em concurso público. Depois de uma carreira marcada pela excelência e dedicação à educação, aposentou-se em 2012, aos 70 anos. Ela continua ativa, dedicando-se a trabalhos voluntários e assistenciais. Conhecida por seus dotes culinários, participa com entusiasmo dos eventos escolares da unidade.
A inauguração da biblioteca foi realizada em meio à Mostra Cultural da EMEF Senador Fláquer, que neste ano teve como tema Cinema: Do Preto e Branco ao Colorido. Os alunos produziram filmes, trabalhos e outros projetos que recontaram a história cinematográfica, passando pelas obras de Charlie Chaplin, filmes de terror, animações e superproduções de Hollywood.