São Caetano do Sul
Balanço trimestral da GCM destaca mais de 2,8 mil ocorrências atendidas em São Caetano

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul apresentou um balanço expressivo das ações realizadas entre julho e setembro de 2025, reforçando o papel estratégico da corporação na segurança pública do município. O levantamento mostra mais de 2,8 mil ocorrências atendidas, 56 prisões em flagrante que resultaram em 102 pessoas presas (já que cada flagrante pode envolver mais de uma a três pessoas), além de 38 capturas de indivíduos procurados pela Justiça.
O relatório também evidencia o forte trabalho de prevenção e policiamento comunitário, bem como a atuação integrada entre as equipes operacionais e o sistema de inteligência do Smart Sanca, que tem permitido respostas mais rápidas às ocorrências e o monitoramento constante de áreas sensíveis da cidade durante o trimestre.
Outro destaque é o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que prestou atendimento e acompanhamento a 56 mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa é referência regional e tem papel fundamental na proteção e no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo o cumprimento das medidas protetivas e o fortalecimento da rede de apoio municipal.
As operações de bloqueio também contribuíram para a manutenção dos baixos índices de criminalidade em São Caetano. No período, foram 3.352 pessoas abordadas e 2.973 veículos vistoriados em pontos estratégicos da cidade e em horários de maior movimento. As fiscalizações resultaram na apreensão de veículos irregulares, identificação de suspeitos procurados e prisões em flagrante.
O secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva, reforçou que os números refletem o comprometimento da corporação com a segurança e a qualidade de vida dos moradores. “A GCM atua com inteligência, tecnologia e presença nas ruas. O trabalho em conjunto com as forças de segurança, aliado ao investimento em capacitação e equipamentos, faz de São Caetano uma referência em segurança pública”, destacou.
Com índices de criminalidade entre os mais baixos do Estado, São Caetano mantém sua política de segurança voltada à prevenção, proteção e proximidade com o cidadão, consolidando um modelo de gestão eficiente.