São Caetano do Sul
Com monitoramento e inteligência, Smart Sanca Saúde revoluciona a gestão do setor em São Caetano
São Caetano do Sul inicia uma nova Era na gestão da saúde pública. Na quinta-feira (30/10), a Prefeitura iniciou a operação do Smart Sanca Saúde, sistema digital que revoluciona o setor a partir do monitoramento de todos os 41 equipamentos municipais (cinco hospitais, 14 UBSs e 22 unidades de atendimentos especializados), permitindo o planejamento de ações que atendam efetivamente às demandas da população, além de respostas rápidas em situações críticas.
O Smart Sanca Saúde transforma dados brutos em inteligência estratégica, fornecendo um panorama municipal abrangente e em tempo real, por meio de processos automatizados.
Essa abordagem elimina a dependência de métodos manuais, garantindo dados consistentes para decisões ágeis e assertivas. O objetivo é otimizar a qualidade assistencial e a eficiência operacional em benefício da população.
“O Smart Sanca Saúde, além de nos permitir um melhor gerenciamento da complexa rotina do sistema de Saúde, nos entrega uma base de dados fundamental para que possamos planejar o futuro com mais assertividade, atendendo às demandas e necessidades da população”, ressalta o prefeito Tite Campanella.
Todas as informações referentes aos atendimentos de Saúde podem ser acessadas em painéis de indicadores localizados no Gabinete do Prefeito (Bairro Cerâmica) e na sala da secretária de Saúde, Adriana Berringer (Bairro Santa Paula).
Resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde, Ciedi (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas) e Fundação do ABC, a ferramenta extrai dados do sistema, apoiando a tomada de decisões estratégicas com o histórico de dados, o perfil epidemiológico e indicadores divididos em três eixos: demanda e acesso, qualidade do atendimento e eficiência operacional.
Nessa primeira fase da aplicação do Smart Sanca Saúde, os paineis disponibilizam informações sobre ocupação de leitos, diagnósticos mais prevalentes e quantidade de atendimentos por especialidade, entre outras informações.
“Para urgência e emergência, por exemplo, mensura tempos de espera, classificação de risco e eficiência do Fast Track no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, capacitando a gestão a planejar e responder a situações críticas. Há outras atualizações em desenvolvimento. É um processo de atualização permanente, que contribui para que possamos ter a melhor tomada de decisão nas mais diversas situações”, complementa a secretária Adriana Berringer.






