
São Caetano do Sul
Piscinão Jaboticabal entra em operação e reforça proteção contra enchentes em São Caetano
O Governo do Estado de São Paulo iniciou, na manhã desta terça-feira (23/12), a operação do Piscinão Jaboticabal, uma das maiores obras de macrodrenagem da Região Metropolitana, que amplia a proteção contra enchentes em São Caetano do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, do prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, entre outras autoridades.
Implantado em área estratégica, na divisa entre São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e a capital paulista, nas proximidades da Via Anchieta e no encontro dos ribeirões dos Couros e dos Meninos, o reservatório passa a integrar o sistema regional de prevenção contra cheias.
Com investimento aproximado de R$ 573 milhões do Governo do Estado, o Piscinão Jaboticabal tem capacidade para armazenar até 900 mil metros cúbicos de águas pluviais, volume equivalente a cerca de 360 piscinas olímpicas. A operação do reservatório reduz de forma direta o volume de água que chega aos córregos e rios que cortam São Caetano do Sul, minimizando alagamentos em bairros vulneráveis e protegendo vias, residências e áreas comerciais.
A entrada em operação do piscinão traz impacto direto para bairros de São Caetano, que historicamente sofrem com alagamentos em períodos de chuvas intensas, como Jardim São Caetano, Fundação, Centro, Santo Antônio, Cerâmica, São José e Mauá. A contenção do excesso de água contribui para reduzir o transbordamento de córregos, melhorando a segurança da população, a mobilidade urbana e a preservação do patrimônio público e privado nessas regiões.
Executada pela SP Águas, agência vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a obra beneficia uma área de até 100 km² e impacta positivamente cerca de 1,5 milhão de pessoas, com destaque para os moradores de São Caetano do Sul, uma das regiões mais sensíveis do sistema hídrico metropolitano.
Para o prefeito de São Caetano do Sul, a entrada em operação do piscinão representa uma conquista histórica para a cidade. “São Caetano do Sul é uma das grandes beneficiadas por essa obra. É um investimento estruturante, que fortalece a proteção da cidade, traz mais segurança à população e enfrenta de forma definitiva problemas históricos causados pelas enchentes. Um avanço importante para o presente e o futuro do município”, afirmou.
O Piscinão Jaboticabal possui 13 metros de profundidade, ocupa uma área de 130 mil metros quadrados e conta com seis conjuntos de motobombas, cada um com vazão de 850 litros por segundo, garantindo o escoamento controlado da água acumulada após os períodos de chuva, com benefícios duradouros para São Caetano do Sul.




