Na noite de quinta-feira (24/8), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e o reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, inauguraram a nova sede do CPC (Centro de Pesquisa Clínica) da instituição. O espaço é polo de pesquisa científica de fármacos e vacinas, e já testou, por exemplo, a Coronavac, do Instituto Butantan, e o imunizante da Janssen (empresa farmacêutica da Johnson & Johnson) contra covid-19.
“A pesquisa é um braço fundamental não só de avanço tecnológico e de inovação, mas de credibilidade para a USCS. As grandes escolas médicas brasileiras estão calcadas na extensão e na pesquisa, algo raro no Brasil, por ser custoso e de difícil operacionalização. O Centro de Pesquisa foi forjado dentro do cenário da pandemia, o mais aterrorizador da humanidade”, lembrou o prefeito Auricchio.
O reitor da USCS, Leandro Prearo, reafirmou o compromisso de a Universidade ir além de seus muros e causar benefícios direto na sociedade. “O CPC tem o poder de transformar a teoria em prática, pois os estudos que são feitos em laboratório garantem novos remédios e tratamentos, com impacto direto na saúde e no bem-estar das pessoas”, disse, ao reafirmar que a sinergia dos setores possibilitou os resultados conquistados, o que, segundo o reitor, “levará São Caetano ao centro da pesquisa brasileira”.
A secretária de Saúde da Prefeitura, Regina Maura Zetone, lembrou o início dos trabalhos de pesquisa por meio do programa Corona São Caetano, que até hoje traz dados sobre a covid-19. “É uma honra para o município ter esse Centro de Pesquisa, com o volume de estudos e ciência que está produzindo na cidade”, ressaltou, ao afirmar que as informações auxiliam na formatação de políticas públicas para a Saúde de São Caetano.
O médico e coordenador do Centro de Pesquisa, Fabio Leal, enfatizou que, atualmente, o CPC realiza pesquisa com intuito de melhorar a vacina contra Influenza, do Instituto Butantan, e agradeceu aos participantes de todas as pesquisas realizadas, com destaque à Coronavac. “São mais de dois mil voluntários que se dispuseram nos ajudar na pesquisa da primeira vacina brasileira contra a covid-19. Esse é o nosso grande orgulho, fazer pesquisa para que a saúde evolua, cresça com inovação, qualidade e a formação de novos profissionais” destacou Leal.
O prédio conta com dois pisos. O térreo possui uma sala para arquivo dos prontuários, sala para pré e pós consulta, sala para coleta de material biológico, espaço para aplicação de vacina e medicamento, três consultórios médicos e sala de emergência. O piso de cima possui uma sala para a farmácia, refrigeradores e ultra freezer, setor administrativo, ala regulatória, espaço para equipe de segurança dos participantes dos estudos, setor de gestão da qualidade, gestão de sistemas e marketing e sala para a coordenação de estudos. O CPC está equipado com modernos equipamentos laboratoriais.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um Whatsapp para (11) 932786805
Para receber notícias diariamente em seu celular.
Acesse este link para entrar na minha comunidade do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/Jm2QqcCgvGSL3Z7iL1NTVW