Seis dos servidores são auxiliares em educação e vão integrar o quadro de profissionais da EMEB Eliane Gomes Quinonero, na Vila São Pedro, inaugurada em novembro pela gestão Marcelo Lima
A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, reforçou o quadro de servidores da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2026 com a contratação de aprovados em concurso público realizado em 2022, e que foi prorrogado pela atual administração. Os novos funcionários – auxiliares em educação e oficiais de escola - se juntam aos profissionais que já atuam na rede municipal a partir do dia 2 de fevereiro; no dia seguinte, participam de ato de posse do cargo e integração.
Entre os convocados – oito, até agora -, seis são auxiliares e vão integrar o quadro de profissionais da EMEB Eliane Gomes Quinonero – as oficiais irão para outras escolas --, unidade inaugurada em novembro de 2025, na Vila São Pedro, que vai ofertar 132 vagas no total, sendo 102 para período integral do ensino infantil. As outras 30 são destinadas à primeira creche noturna da cidade, e do Grande ABC, cujas diretrizes estão em fase final de elaboração, uma vez que se trata de projeto pioneiro.
O pioneirismo da EMEB Eliana Gomes Quinonero vai além da modalidade de atendimento noturno. A escola foi construída com base em projeto de arquitetura sustentável, que inclui sistema de energia solar fotovoltaica e que aproveita iluminação natural. Em área de 1.700 metros quadrados, com investimento de R$ 7,7 milhões, a unidade conta com estrutura moderna e abriga 10 salas de aula com solários individuais, três lactários, dois fraldários, sanitários infantis e adultos e refeitório e cozinha amplos, entre outras instalações.
ACOLHIMENTO – As aulas na rede municipal de São Bernardo começam no próximo dia 5 de fevereiro, e na manhã desta quinta-feira (29/1) a Secretaria de Educação promoveu evento de acolhimento e planejamento para início do ano letivo com diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, equipes de orientação técnica, como orientadores pedagógicos, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas, entre outras funções. O evento, realizado no auditório do Cenforpe, reuniu em torno de 750 profissionais das 222 unidades da rede, incluindo as creches conveniadas.
O prefeito Marcelo Lima marcou presença na atividade e subiu ao palco acompanhado do secretário municipal de Educação, Júlio César da Costa, para dar boas-vindas e saudar os servidores pelo início do ano letivo. O chefe do Executivo aproveitou para agradecer o empenho dos educadores em buscar um padrão de excelência para o ensino municipal, assim como lembrou de iniciativas do governo para qualificar e valorizar os funcionários da área.
Marcelo Lima citou, entre outras iniciativas, a criação da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope), a retomada em 2025 do pagamento das progressões (promoções), que estavam suspensas desde julho de 2022, e a implementação de gratificação para profissionais da Educação baseada em metas relacionadas à aprendizagem dos alunos.
“Temos o desafio de melhorar ainda mais a educação em São Bernardo, para sermos referência no País, e o trabalho, o empenho de todos e de suas equipes têm sido muito importante nesse processo. Por isso, minha gratidão a todos aqui, e peço que levem isso para suas equipes. Temos também outro objetivo fundamental, que é qualificar e valorizar ainda mais todos os nossos profissionais da Educação. Já avançamos em 2025, mas sabemos que temos de fazer muito mais, e podem ter certeza de que vamos fazer, juntos e com muito diálogo”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
VALORIZAÇÃO - Segundo o secretário de Educação, as ações elencadas pelo prefeito foram desenvolvidas e implementadas desde o início da atual gestão. Ele aponta que outras iniciativas ainda serão colocadas em prática até o fim do governo, e que todas possuem três grandes eixos. “O primeiro é o da garantia do que se tem de mais valioso na vida humana, que é o conhecimento, o saber sistematizado produzido pela humanidade, e que nossas crianças, nossos jovens, precisam adquirir desde muito cedo. E a escola é o lugar por referência. O segundo é o de fortalecimento da gestão escolar, pois é na escola que as coisas acontecem, ou deixam de acontecer. Então, várias ações são voltadas para isso. Terceiro eixo é o de valorização do Magistério”, pontuou o secretário.
Para ele, quem faz parte do Magistério são as peças principais do processo ensino/aprendizagem, e desse entendimento é que surgiu a Escola de Formação dos Profissionais da Educação, a própria avaliação externa dos alunos, o acompanhamento das escolas por meio da tutoria e também a implementação de incentivos salariais.









