Mulher foi atingida com golpe de faca no pulso; autor, de 61 anos, foi preso em flagrante
Por Gabriela Pereira
A ação rápida de policiais militares conseguiu salvar a vida de uma vítima de violência doméstica na última sexta-feira (2), no Jardim Esplanada, em São José dos Campos. A mulher, de 45 anos, foi ferida com uma faca pelo ex-companheiro no pulso, mas sobreviveu depois que policiais militares realizaram um torniquete na região atingida para impedir que a vítima perdesse mais sangue. O homem, de 61 anos, foi preso em flagrante.
Os policiais receberam informações sobre um possível caso de violência doméstica e foram até o endereço indicado. Chegando no local, ouviram gritos vindos de dentro da casa e começaram a chamar pelos moradores. O homem saiu alterado do imóvel e foi contido. Já a mulher foi encontrada apoiada na pia da cozinha, já ferida.
Os PMs iniciaram rapidamente o atendimento a vítima, fazendo um torniquete improvisado no pulso com uma atadura e um pedaço de madeira retirado de um utensílio doméstico. Depois que o procedimento foi realizado, a mulher foi socorrida para hospital, onde passou por cirurgia. Na unidade hospitalar, os médicos constataram que o estancamento do sangue foi o que ajudou a salvar a vítima.
A técnica usada pelos policiais consiste em um manter pressionado a região próxima à ferida para conter hemorragias e é apreendida nas aulas de primeiros socorros durante a formação.
O homem precisou ser contido e também foi levado para o hospital para atendimento, sendo preso em flagrante logo em seguida. O caso foi registrado como lesão corporal e violência doméstica na Central de Polícia Judiciária de São José dos Campos. A autoridade policial solicitou à Justiça a conversão da prisão em flagrante para preventiva.