Chefiados pelo delegado Dr. Thiago Freitas Rubim, os policiais civis, apoiados por policiais militares, após identificar a criança de 8 anos, como sendo o responsável pelo dano/furto ocorrido no mausoleu do Beato Donizetti, o que causou comoção no município, dirigiram-se até a residência de sua genitora, onde, acompanhados pelo Conselho Tutelar municipal, em diálogo, o menino assumiu a responsabilidade pelo delito, dizendo que após pular um muro lateral, entrou ao cemitério, se apossando de um vaso de barro, o qual se utilizou para quebrar os vidros do tumulo do Beato Donizetti.
Que após quebrar os vidros, entrou ao local, subtraindo a quantia de vinte e cinco reais, dinheiro este usado para posteriormente comprar balas e sucos. A mãe realtou que em outras ocasiões já praticou pequenos furtos nas imediações de sua residência (furtou brinquedos das casas vizinhas), porém em virtude da idade, as vítimas optaram por não registrar boletins de ocorrência sobre os fatos.
Acrescenta que já entrou em contato com o conselho tutelar solicitando acompanhamento psicológico para a criança em relação ao comportamento de seu filho.
SOBRE A OCORRÊNCIA
Compareceu na Delegacia de Polícia do Município de Tambaú o sr. José Donizeti Rogatti, representante do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Município de Tambaú/SP, e relatou que na manhã de hoje foi informado, via telefone, pelo reitor Paulo Sergio, que o mausoléu do Beato Padre Donizetti foi arrombado e danificado no dia anterior. Ato contínuo, compareceu no cemitério municipal e verificou que o criminoso quebrou o vidro de proteção do mausoléu e adentrou o espaço, subtraindo o valor em dinheiro de doações que ali se encontravam.
O indivíduo ainda danificou o mármore na parte interna e causou desordem no local. Registrou-se o boletim de ocorrência, Del.Pol.Tambaú, pelos crimes do artigo 155 e 163, parágrafo único III, do Código Penal, considerando que o cemitério de Tambaú é bem público municipal.
Ciente dos fatos, a Autoridade Policial Titular, Dr. Thiago Freitas Rubim, compareceu ao local dos fatos e acionou a perícia do Instituto de Criminalística de São João de Boa Vista, na figura do perito criminal Salomão, que realizou o exame no local, liberando-o em seguida. Apurou-se que o mausoléu é de propriedade da Igreja Católica e não é tombado.
O Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Tambaú foi ordenado à apuração da ocorrência. No dia de hoje o Setor de Investigação conseguiu identificar o suspeito, que se tratava de criança de 8 anos. Acompanhada da mãe, ela confessou que danificou e furtou o mausoléu, após pular o muros do cemitério. As roupas utilizadas no ato infracional foram localizadas na residência da família. Na Delegacia de Polícia, a mãe foi ouvida e o Conselho Tutelar foi acionado para apurar a responsabilidade dos genitores. O caso será encaminhado ao Poder Judiciário para acompanhamento da criança.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um WhatsApp para
(11) 93278-6805 para receber notícias do diariamente em seu celular.