Programação inclui roda de conversa e apresentações artísticas; município conta com rede municipal estruturada em diversos níveis de atenção
Neste mês, o debate sobre questões de saúde mental voltadas ao equilíbrio, prevenção de doenças e qualidade vida ganham destaque com as celebrações do Janeiro Branco, dedicado à promoção da saúde mental e emocional. Em Diadema, a programação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, o momento é de voltar o cuidado de forma integral para a saúde mental. “Assim como cuidamos do corpo, é extremamente importante olhar para as emoções, para o sofrimento psíquico e para o bem-estar das pessoas. Falar sobre ansiedade, depressão e acolhimento salva vidas. O SUS está presente para ouvir, orientar e cuidar”, afirmou.
Nos CAPS, a programação vai se concentrar na última semana do mês. O CAPS Leste, às 10h30 de 26 de janeiro, promove atividades de fortalecimento de vínculo entre usuários e equipe, estimulando a corresponsabilização no cuidado e a valorização da saúde mental como parte fundamental da qualidade de vida.
No mesmo dia (26), às 14h, a roda de conversa abordará a Saúde Integral no CAPS Sul. O novo prédio do serviço foi inaugurado há cerca de um mês.
No CAPS Infanto Juvenil, o Encontro com Famílias será dia 27 de janeiro, terça-feira, às 14h. O evento vai servir de espaço para escuta e discussão sobre limites, rotina e sinais de alerta, apresentações artísticas (coral e dança), além de proporcionar troca de experiências que auxiliam a reduzir a sobrecarga familiar.
Na quarta-feira (29/01), às 14h, o CAPS Norte terá roda de conversa sobre Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Participação Popular.
A grade de atividades pode sofrer alteração, por isso, é importante entrar em contato com a UBS ou CAPS de referência previamente. Os eventos são gratuitos e não é preciso inscrição para participar.
Rede
Diadema conta com cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo três destinados ao público adulto com sofrimento psíquico severo e persistente, com funcionamento 24 horas e referenciado por região (Sul/Oeste, Leste e Norte); um de Álcool e Drogas (AD), referência às pessoas em sofrimento psíquico pelo uso problemático de álcool e/ou outras drogas, e um Infanto Juvenil, que funciona 12 horas, voltado para crianças e adolescentes com algum sofrimento psíquico pelo uso ou não de álcool e/ou outras drogas.
A Rede de Apoio de Atenção Psicossocial (RAPS) ainda é composta por 20 Unidades Básicas de Saúde, Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I e uma enfermaria de retaguarda de saúde mental no HMD, psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD.
Serviço:
CAPS III Norte / Espaço Colmeia. Rua Capibaribe, 193 – Campanário.
CAPS III Sul. Rua Coimbra, 774 – Centro.
CAPS III Leste. Rua Santo Amaro, 92, no Jardim Pitangueiras.
CAPS Infanto Juvenil (IJ). Rua Coimbra, 760 – Centro.
Endereços das UBSs estão em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.






