Reconhecimento reflete a performance da companhia e os avanços em transparência, governança ambiental e gestão de riscos climáticos
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, foi reconhecida pelo CDP (Carbon Disclosure Project), organização ambiental global sem fins lucrativos, por sua liderança em transparência corporativa e desempenho em mudanças climáticas e segurança hídrica, o que garante um lugar na respeitada “A List” anual da entidade.
O reconhecimento marca o retorno da Braskem ao grupo de liderança global do CDP, após quatro anos, com a conquista da nota máxima “A” nos temas Clima e Água. A avaliação reflete a performance da companhia em 2024, período no qual foram analisadas estratégias, metas e resultados relacionados à gestão de riscos ambientais, governança e ações mensuráveis alinhadas às melhores práticas internacionais.
A Braskem não hesitou em integrar sua gestão de riscos climáticos com a de riscos empresariais, fortalecer sua governança e conquistar resultados anuais com tendencia de antecipação da sua meta para 2030. “Estar na ‘A List’ do CDP reforça que as nossas ações são reconhecidas como referência em transparência e gestão de riscos ambientais por investidores, analistas e demais stakeholders. É uma honra ter recebido tamanho reconhecimento”, afirma Roberta Manzini, Responsável por Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
Em 2025, o CDP avaliou cerca de 20 mil empresas, entre as mais de 22,1 mil que reportaram informações ambientais por meio da sua plataforma. Obter uma pontuação “A” coloca a Braskem entre os líderes globais que demonstram divulgação abrangente, governança ambiental madura e avanços consistentes rumo à resiliência ambiental.
Entenda a avaliação
A metodologia do CDP é rigorosa e independente, alinhada aos parâmetros da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). O processo avalia a profundidade dos relatórios, a compreensão dos riscos ambientais e a evidência de melhores práticas, o que inclui a definição de metas e a implementação das ações verificadas. E os dados coletados pelo CDP são amplamente utilizados para orientar decisões de investimento e aquisição que apoiam uma economia global mais sustentável e net-zero.
Anualmente, o CDP aplica um questionário que aborda governança e estratégia climática, metas e resultados em redução de emissões, além de gestão hídrica, riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas, engajamento da cadeia de valor e alinhamento com frameworks como TCFD e normas ESG. O ranking de liderança é composto pelas notas “A” e “A-”, sendo a primeira a pontuação máxima, atribuída às empresas que demonstram excelência em transparência e gestão ambiental.










