Equipamento do Ministério da Saúde ampliará acesso a exames de imagem, fortalecendo a rede regional e agilizando diagnósticos
Mauá foi confirmada como uma das cidades contempladas com uma unidade móvel especializada para a realização de exames de imagem, como tomografias e ultrassonografias, pelo programa federal ‘Agora Tem Especialistas’. O equipamento chegará ao município após adesão formal da Prefeitura ao projeto do governo Lula e solicitação técnica apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar a oferta de exames de média complexidade e reduzir a demanda reprimida na rede pública.
A iniciativa também fortalece a integração regional e contribui para diminuir as desigualdades no acesso aos serviços especializados do SUS (Sistema Único de Saúde) entre Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Referência microrregional, Mauá desempenha papel estratégico na organização assistencial do Grande ABC, atendendo diretamente cerca de 480 mil moradores e, indiretamente, população estimada em quase 700 mil pessoas, considerando os municípios vizinhos.
A alta procura por exames de tomografia e ultrassonografia, superior à capacidade instalada, tem resultado em filas prolongadas, deslocamentos para outras cidades e atrasos no diagnóstico e no início de tratamentos. O impacto é ainda maior nos municípios menores da microrregião, os quais enfrentam limitações técnicas e operacionais para garantir a integralidade do cuidado.
Com a chegada da carreta equipada para exames de imagem, a expectativa é reduzir o tempo de espera, desafogar a rede hospitalar e qualificar o atendimento em linhas de cuidado prioritárias. A medida também contribui para prevenir internações evitáveis e ampliar o acesso a diagnósticos em territórios com maior vulnerabilidade socioeconômica.
“O recebimento dessa unidade móvel representa avanço concreto para a saúde de Mauá e de toda a microrregião. É resultado de planejamento, diálogo com o governo federal e de um trabalho técnico da nossa Secretaria de Saúde para garantir mais agilidade, dignidade e cuidado à população”, afirma o prefeito Marcelo Oliveira. “Estamos falando de diagnósticos rápidos e, consequentemente, menos sofrimento para quem espera e mais eficiência no uso dos recursos públicos”, completa.
Para a secretária adjunta municipal de Saúde, Kátia Navarro Watanabe, o equipamento amplia a capacidade resolutiva da rede. “A unidade móvel permitirá avanços significativos na capacidade diagnóstica dos três municípios beneficiados, com redução das respectivas filas de espera, promovendo maior equidade e otimização dos recursos disponíveis. Além disso, consolida Mauá como referência microrregional, com logística facilitada e atendimento mais próximo da população”, destaca.
Criado pelo Ministério da Saúde, o programa ‘Agora Tem Especialistas’ objetiva ampliar o acesso a consultas, exames, diagnósticos e procedimentos especializados no SUS, por meio de unidades móveis, mutirões, telemedicina e parcerias com a rede privada. As carretas funcionam como estruturas completas de atendimento, levando serviços especializados diretamente aos municípios e enfrentando gargalos da saúde pública.
A proposta de Mauá é instalar a unidade móvel em local central e de fácil acesso, com infraestrutura adequada para garantir apoio logístico e acolhimento aos usuários dos três municípios atendidos. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda definição do Ministério da Saúde para divulgar oficialmente os detalhes sobre o início dos atendimentos.
O acesso aos exames ocorrerá por meio de regulação, cabendo a cada município encaminhar seus usuários conforme prioridade clínica, segundo critérios regionais pactuados no SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) – antiga CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). A agenda será organizada de forma centralizada, com distribuição proporcional da oferta entre Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, assegurando transparência, equidade e controle da produção dos serviços.









