Mulher, negra, mãe e esposa, com duas graduações, a inspetora Sandra Quintilhiano liderou a troca de comando na recente formatura da Guarda Municipal
Quando toca o alarme do botão do pânico, o ANA, ela se transforma. Quintilhiano rapidamente agiliza o comando e as equipes da Patrulha Maria da Penha da Prefeitura de Mauá disparam. Elas seguem em direção a proteger a vida da vítima que tem medida protetiva e fez o acionamento após seu agressor ter avançado os 200 metros de distância que a justiça determinou ou ter feito ameaças.
Ao lado de outros agentes, as duas viaturas partem rapidamente no socorro, que pode ser em qualquer canto da cidade, mas o sistema de localização do Botão ANA já indica o local certo. Atualmente, todas as viaturas da Guarda Civil Municipal de Mauá estão orientada a dar suporte a este trabalho. A Patrulha MAria da Penha da Guarda Civil de Mauá fica sediada no prédio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, na rua Santa Cecília, nº 489, no bairro Matriz. “A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Mauá reafirma diariamente o compromisso da gestão com a efetividade da lei e a proteção das mulheres. Em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a atuação integrada fortalece a rede de proteção e demonstra que a intersetorialidade no serviço público garante mais agilidade, eficiência e segurança no cumprimento das medidas protetivas”, afirmou a secretária Cida Maia.
“Meu Deus! Vocês chegaram muito rápido!!”, disse uma das mulheres que acionou o botão ao ver a viatura encostando. Depois, os guardas acompanharam a mulher até à delegacia para fazer boletim de ocorrência. Quando necessário, também acompanham para fazer corpo de delito no Instituto Médico Legal de Santo André, ou ao Hospital Nardini ou onde for preciso, inclusive quando é necessário tirar objetos pessoais da moradia, quando a Justiça assim determina. “O nosso coração vai a mil quando o botão toca”, diz Quintilhiano.
Quem trabalha na proteção de vítimas de violência precisa ter uma virtude a mais, porque atém do profissionalismo, é indispensável ter sensibilidade para lidar com a mulher e muitas vezes com crianças. E isso, toda a equipe compartilha, o olhar técnico para lidar com a violência e a ternura para abraçar quem precisa. “Temos formação em direitos humanos, legislação, sigilo, análise de perfil….”, explica a inspetora.Sim, os casos exigem que mente, coração e reação atuem juntos e rapidamente, porque é preciso prever a reação, planejar a abordagem e ter eficiência para o melhor resultado.
“Acho que sou a única inspetora de Mauá que passou por todos os postos de vigilância do município”, acredita Quintilhiano. “O momento mais difícil pra mim foi no Hospital Nardini, onde fiz segurança por sete anos. Um pai perdeu o filho e todos ficaram arrasados por não conseguir salvar a criança. E eu nem tinha minhas filhas. Ali eu vi o quanto é importante a gente ter empatia e zelar pela segurança e bem estar das pessoas.” Ela também agiu diretamente quando tentaram assaltar a gcm Almada, com apenas 20 anos, que correu o risco de perder a perna. “A decisão rápida e acertada foi fundamental para que hoje ele possa estar de volta”, avalia. Uma grande alegria foi montar a Divisão de Formação Permanente da GCM, em 2013, que possibilita que os quadros sejam qualificados para proteger a vida das pessoas e de si mesmos.
Durante a formatura dos 34 novos guardas, no dia 04/02/2026, a inspetora Quintilhiano esteve à frente. Foi a primeira vez nos 59 anos da Guarda Civil Municipal de Mauá que uma mulher, e negra, transmitiu o comando da corporação para um prefeito, no caso, o prefeito Marcelo Oliveira, durante uma cerimônia oficial. Sandra Quintilhiano te 51 anos, integra há 23 anos o quadro da Guarda Civil Municipal de Mauá e é inspetora há três anos. Ela é casada há 20 anos com o inspetor Wagner Reis, tem duas filhas adolescentes. Ela é formada em Educação Física e Pedagogia, pós-graduada em Segurança Pública, em Musculação e Condicionamento Físico e em Administração Escolar, Suplência e Orientação, além de formação de Inspetores Nível 3. É possível afirmar que as maiores marcas da inspetora Sandra Quintilhiano é o sorriso fácil e o compromisso em cuidar da população de Mauá.









