Veículos do PAC Saúde serão entregues oficialmente na próxima segunda-feira, durante agenda do presidente Lula no Grande ABC
O Consórcio ABC está articulando a entrega de 34 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para municípios do Grande ABC. A ação envolve apoio técnico às prefeituras, interlocução com o Ministério da Saúde e articulação política para garantir que a entrega dos veículos ocorra de forma conjunta em toda a região.
A atuação do Consórcio teve início quando o governo federal lançou o edital do PAC Saúde. Na ocasião, a entidade regional fez a articulação com as prefeituras para divulgar o programa e orientar os municípios sobre os procedimentos necessários. A partir disso, cada cidade realizou individualmente a solicitação das ambulâncias junto ao governo federal.
Neste ano, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, articulou junto ao governo federal para que a entrega dos veículos fosse realizada de forma integrada, contemplando todos os municípios ao mesmo tempo. A entrega oficial das ambulâncias está prevista para a próxima segunda-feira (9/2), durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região.
Ao todo, os 34 veículos serão distribuídos da seguinte forma entre os municípios do Grande ABC: nove para Diadema, quatro para Mauá, 12 para Santo André, sete para São Bernardo e duas para São Caetano.
Neste fim desta semana, o Consórcio ABC atua como ponte entre o Ministério da Saúde e os governos municipais, auxiliando no compartilhamento de informações para que as doações sejam formalizadas e os veículos liberados dentro do prazo..
Para o presidente do Consórcio ABC, essa atuação integrada é uma das principais funções da entidade regional. “Esse é um dos papéis fundamentais do Consórcio, fazer a articulação regional para que as políticas públicas não beneficiem apenas uma cidade, mas toda a região. Quando os municípios atuam juntos, conseguimos ganhar escala, fortalecer o diálogo institucional e garantir ganhos reais para a população do Grande ABC”, afirmou Marcelo Lima.










