Dados do Ministério da Educação colocam a cidade com média acima da nacional com índices acima de 66%
Ribeirão Pires foi destaque do ABC, de acordo com último levantamento do Ministério da Educação sobre os níveis de alfabetização, divulgado na última sexta-feira (11). Em 2024, o percentual de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental ficou em 66,4%, número que coloca Ribeirão Pires junto com a cidade de São Caetano do Sul como os melhores índices entre as sete cidades da região.
“O cuidado com nossas crianças começa nos primeiros anos. Como gestão, temos o compromisso de buscar continuamente a excelência na qualidade do ensino. Os resultados têm aparecido ao longo do ano, com premiações que reforçam o trabalho de qualidade que estamos entregando em Ribeirão Pires.”
Entre os fatores que refletem o bom desempenho da rede municipal de ensino, está o monitoramento sistemático dos resultados de avaliações diagnósticas internas, bem como a aplicação de instrumentos padronizados de verificação externa da aprendizagem, que permitem identificar com precisão as necessidades de cada turma e o acompanhamento individualizado das escolas, com análise técnica dos índices de alfabetização por unidade, o que possibilita intervenções pedagógicas mais eficazes e direcionadas à realidade de cada contexto escolar.
O Secretário de Educação, Raphael Volpi, relembrou a importância das parcerias firmadas pelo município: “Nós trabalhamos sempre em prol do aluno. A implantação do currículo paulista, a parceria com o instituto Ayrton Senna e a relação com as famílias são exemplos disso. Tudo conectado faz nossa educação mais forte, com resultados já aparecendo em pouco tempo” disse.
Em 2025, Ribeirão Pires foi premiado como Município Campeão de Alfabetização, figurando entre as 100 melhores cidades do estado no desempenho de fluência leitora, e também o Prêmio Excelência Educacional, que avaliou o bom resultado de nossas crianças e jovens na avaliação do Saresp no último ano.
Para garantir a evolução dos indicadores e alcançar os 80% até 2030, o município vem investindo fortemente na formação continuada dos professores, com destaque para a parceria estratégica com o Instituto Ayrton Senna e a adesão ao programa estadual “Alfabetiza Juntos SP”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Essas iniciativas têm proporcionado capacitação pedagógica de excelência e alinhamento com as diretrizes nacionais de alfabetização.