Encontro no Teatro Arquimedes Ribeiro detalhou investimentos, impactos urbanos e preservação ambiental alinhados à Agenda 2030 da ONU
A Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu, na manhã desta sexta-feira (09), uma reunião com empreendedores que estão investindo na cidade para esclarecer dúvidas, apresentar dados e explicar como o crescimento da Estância será conduzido de forma integrada às políticas econômicas, culturais, turísticas e ambientais do município.
O encontro, realizado no Teatro Arquimedes Ribeiro, contou com apresentações dos secretários municipais e do prefeito Guto Volpi, que destacou a importância do planejamento urbano e da preservação ambiental diante da chegada de novos empreendimentos habitacionais.
Com a perspectiva de aumento do fluxo de pessoas e da população nos próximos anos, em razão da chegada de diversos empreendimentos imobiliários desde o ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Pires vem estruturando um conjunto de ações para preparar a cidade para essa nova demanda. Durante a reunião, foram apresentados estudos técnicos, dados estatísticos e diretrizes de planejamento que embasam as mudanças viárias, econômicas e turísticas previstas para a Estância.
O prefeito Guto Volpi enfatizou que o crescimento de Ribeirão Pires está sendo pensado de maneira equilibrada, preservando as características que fazem do município uma Estância Turística reconhecida. “Estamos alinhados à Agenda 2030 da ONU, o que significa crescer de forma responsável, valorizando nosso patrimônio natural, nossa vocação turística e nossa identidade de cidade com cara de interior, a menos de 30 minutos da Capital Paulista”, completou.
“Ribeirão Pires hoje possui 409 metros quadrados de área verde por habitante, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 36 metros quadrados. Nós temos quase 12 vezes mais do que o ideal, e nosso planejamento urbano garante que esse índice será mantido nos próximos anos, mesmo com a chegada de novos moradores e investimentos”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.
Durante o encontro, secretários municipais detalharam como as mudanças viárias irão melhorar a mobilidade urbana e como os novos investimentos podem impulsionar a economia local, gerando empregos e ampliando a oferta de serviços e atividades culturais e turísticas. Os empreendedores também puderam tirar dúvidas e conhecer as diretrizes que orientam a aprovação e a implantação dos projetos no município.
A Prefeitura reforçou que a expansão da cidade não significa perda de suas características, mas sim um modelo de desenvolvimento que une crescimento, sustentabilidade e bem-estar da população. Com quase metade de seu território (49%) coberto por áreas verdes, Ribeirão Pires tem como plano seguir investindo em políticas públicas que garantam a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que se prepara para um futuro de oportunidades e inovação.











