Leitura da carta-compromisso e diversas atividades na Sabina marcaram a data
Nesta quinta-feira (30), em celebração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, Santo André reforçou seu compromisso de construir uma cidade mais inclusiva, criativa, educadora e culturalmente dinâmica. Para marcar a data, a Secretaria de Educação realizou diversas atividades na Sabina Escola Parque do Conhecimento com a participação de alunos, profissionais da rede municipal de ensino e autoridades.
Durante a cerimônia, que neste ano traz o tema "Cultura, fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora", o secretário de Educação, Almir Cicote, fez a leitura da Carta da Cidade Educadora. O documento exprime o compromisso do município quanto aos valores e princípios desta iniciativa, alinhados com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
“Nossa equipe é a força que transforma sonhos em realidade. Tenho muito orgulho em fazer parte desse time, contribuindo diariamente para construir o futuro dos nossos pequenos. Seguiremos trabalhando e investindo na formação de cidadãos plenos, capazes de sonhar, aprender e transformar o mundo. Juntos, estamos construindo uma cidade mais educadora, mais acolhedora e mais inspiradora para todos”, destacou Cicote.
A iniciativa da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) integra uma celebração mundial que conta com a participação de mais de 500 municípios de 35 países desde sua primeira edição, ocorrida em 1990.
O objetivo é criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso do governo municipal e outros agentes sociais como vetores geradores de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.
Na ocasião, o vice-prefeito Luiz Zacarias ressaltou a importância da iniciativa. “Parabéns a todos os profissionais da Educação pelo trabalho e dedicação na evolução em diversas áreas do ensino. É mérito também da comunidade escolar que contribui para que a Educação continue fazendo a diferença”.
O evento também foi marcado pela apresentação da fanfarra dos estudantes da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Prof. Antonio de Campos Gonçalves. Na ocasião, foram destacados serviços ofertados em diversos equipamentos da Educação da cidade, como o Departamento de Educação Infantil e Fundamental (Deif), Departamento de Educação Inclusiva, Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará - Parque Escola, Sabina, Centros Educacionais Santo André (Cesas), Departamento de Jovens e Adultos (Deja), Centro de Educação para Mobilidade (Cem) e Escola de Ouro Andreense.
Divididos em diversas turmas, os alunos participantes do evento puderam explorar os espaços da Sabina, visitar a minicidade de Santo André, além de conferir uma exposição com o bicho-pau e invertebrados da Emea Parque Tangará - Parque Escola.
Já os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Santo André estavam preparados para atender os visitantes com serviços de corte de cabelo, spa das mãos e degustações culinária.
Concurso internacional - Em 2022, Santo André recebeu reconhecimento internacional durante o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras em Andong, na Coreia do Sul, com o projeto “Emea - Parque Escola: boas práticas de educação para uma cidadania plena e sustentável”. A iniciativa andreense recebeu um diploma por ter ficado entre os dez programas selecionados no Prêmio Cidades Educadoras.
Aice - Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma entidade sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a seguir os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um Whatsapp para (11) 932786805
Para receber notícias diariamente em seu celular.
Acesse este link para entrar na minha comunidade do WhatsApp: