Cidade instituiu comitê intersecretarial para planejar ações de mitigação e adaptação à emergência climática
A Prefeitura de Santo André deu mais um passo importante na discussão de ações de mitigação, adaptação e resiliência climática. Foi instituído nesta quinta-feira (3) o comitê técnico formado por representantes de diversas secretarias, o que é uma ferramenta fundamental para nortear a consolidação da Política Municipal de Mudanças Climáticas.
O comitê será composto por representantes de sete secretarias que têm atuação direta com ações para o enfrentamento à crise global e a transição ecológica.
Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o comitê terá dez membros das seguintes pastas, nomeados por portaria: Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Obras, Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Manutenção e Serviços Urbanos, além da própria ecretaria de Meio Ambiente, incluindo representantes do Departamento de Proteção e Defesa Civil e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
“Hoje é um dia muito importante para Santo André. A instituição do Comitê Técnico de Mudanças Climáticas fortalecerá o desenvolvimento e a prática de ações intersecretariais em prol do desenvolvimento urbano sustentável e da mitigação de gases de efeito estufa, servindo de base para a construção da nossa Política Municipal de Mudanças Climáticas”, explica o prefeito Gilvan Ferreira.
O comitê, portanto, tem como objetivo o planejamento, a elaboração e a coordenação dessa política inédita. “Desta forma, com diálogo e integração entre vários setores, conseguiremos acompanhar a implementação de planos e ações, além de propor diretrizes ao planejamento urbano, ambiental, habitacional, de segurança hídrica, saúde, mobilidade urbana e demais áreas vulneráveis”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
A projeção é de que a política seja criada ainda neste ano, com contribuições do poder público e da sociedade civil, por meio de consulta e audiência pública.
Santo André dá início à construção da Política Municipal de Mudanças Climáticas
