Santo André registra redução de 49% em roubos de veículos no mês de outubro
Cidade teve ainda significativas quedas em outros índices, resultado de ações integradas de segurança
As ações integradas de segurança em Santo André seguem surtindo efeito. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que o município registrou redução de 49% no número de roubos de veículos em outubro de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024. Em um ano, as ocorrências do tipo passaram de 102 para 52.
"Os indicadores confirmam que Santo André está no caminho certo e comprovam nosso compromisso permanente com a segurança pública. Continuaremos investindo em tecnologia, integração entre as forças de segurança e ações inteligentes para proteger nossa população. Seguiremos trabalhando com firmeza para que esses números sigam caindo. A segurança é uma das prioridades do nosso governo e vamos continuar empenhados para garantir uma cidade cada vez mais tranquila, moderna e preparada para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, declara o prefeito Gilvan Ferreira.
Diversos índices criminais apresentaram recuo no período. Os números relativos a furtos de veículos recuaram significativamente, em 37,3%, passando de 466 em outubro do ano passado para 292 neste ano. Outros tipos de roubo recuaram 16,8% (de 542 para 451), enquanto outros furtos diminuíram 7,3% (831 para 770). Já os roubos de carga caíram 22%: 9 em 2024 para 7 em 2025.
“É com transparência e responsabilidade que transmitimos à população estes índices criminais. Os dados confirmam que Santo André vem reduzindo, de forma consistente, diversos indicadores criminais, especialmente aqueles relacionados aos crimes contra o patrimônio”, salienta o secretário de Segurança Cidadã, Igor Fabian Tanaka.
Há algumas semanas, Santo André reforçou seu sistema de monitoramento com o reconhecimento facial e inteligência artificial integrados às câmeras inteligentes espalhadas pela cidade, que são geridas e monitoradas pelo Centro de Operações Integradas (COI) e contam com interligação com a Muralha Paulista, do Governo do Estado.
Desde 2022 a cidade já contava com a Muralha Eletrônica de Segurança. Assim, a soma dessas tecnologias permite que tanto pessoas procuradas pela Justiça quanto veículos produtos de roubo ou furto, entre outras irregularidades, sejam identificadas as forças de segurança devidamente acionadas.
“Esses avanços são resultado da atuação integrada entre todas as forças de segurança da cidade. Continuaremos trabalhando com união, responsabilidade e estratégia. Santo André valoriza a integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, GCM, COI e toda a estrutura da Secretaria de Segurança Cidadã, colocando a proteção da população como prioridade. Reafirmo nosso compromisso: proteger vidas, prevenir crimes e acolher quem precisa. A segurança de nossa cidade é fruto da dedicação diária de todos os profissionais, sempre com o apoio do Prefeito Gilvan Ferreira e de toda a Administração Municipal”, continuou o secretário.
“Destaco o trabalho exemplar do 10º Batalhão de Caçadores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sempre presente e técnico nas ruas, bem como a atuação estratégica do CPA/M6, que coordena de forma eficiente as operações na região. Reforço, também, o comprometimento da Delegacia Seccional de Santo André. A Guarda Civil Municipal de Santo André, alinhada às demais instituições, vem ampliando sua presença nos bairros, investindo em ações preventivas e atuando com apoio constante do COI, que agrega tecnologia, monitoramento em tempo real e inteligência nas operações”, finalizou Igor Tanaka.







