Bandas, grupos, artistas solo e coletivos podem se inscrever junto à Prefeitura para utilizar parques, praças e áreas municipais para apresentações e projetos
Artistas de São Bernardo ganharam, neste ano, nova oportunidade para mostrar seu talento a moradores e visitantes da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, abriu edital de ocupação dos espaços públicos por movimentos artísticos. Com apenas alguns cliques, pelo site da Prefeitura – no Mapa Cultural – é possível inscrever projeto ou proposta para apresentação em parques, praças, entre outras áreas.
Por intermédio do edital de chamamento (nº 05/2025), publicado em abril, artistas, bandas, mestres de culturas populares e tradicionais, grupos ou coletivos podem se inserir, inclusive, em eventos públicos, a exemplo do recém-lançado ‘Som no Paço’. Diferentes expressões artísticas e culturais são aceitas: teatro, dança, música, artes circenses, arte de rua, cultura indígena, cultura cigana, cultura tradicional, entre outras atividades.
“O prefeito Marcelo Lima tem atuado para fortalecer os movimentos culturais da cidade e levar aos bairros atividades gratuitas. Esse é um convite para que os agentes culturais ocupem os espaços públicos e apresentem seu trabalho”, destacou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.
O edital de ocupação dos espaços públicos pelos movimentos de arte integra o Programa Viva SBC, lançado no começo deste ano pela Prefeitura. Podem participar da iniciativa agentes culturais com atuação ou residência em São Bernardo – pessoa física ou jurídica.
PARTICIPAÇÃO - Para inscrever proposta ou projeto no ‘Viva SBC’, os interessados podem acessar o site mapacultural.saobernardo.sp.gov.br/. É necessário ter idade a partir de 18 anos. A inscrição não implica em contratação e a seleção é feita de acordo com a disponibilidade de agenda dos espaços e propostas de uso das áreas indicadas.