Romu e Força Tática reforçam medidas de segurança a partir desta terça-feira (13/5) visando intensificar o patrulhamento em pontos estratégicos da cidade
Em ação unindo as equipes especializadas da GCM (Guarda Civil Municipal) e PM (Polícia Militar), Romu e Força Tática, respectivamente, deram desdobramentos nesta terça-feira (13/2) a reforço da Operação Força Total, deflagrada na última semana, visando a proteção da população e de divisas com outros municípios. A iniciativa contou com 84 agentes, 23 viaturas e 14 motos.
“O principal propósito da operação é ter a presença das equipes nos entornos de praças e escolas municipais e estaduais, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, bem como a proteção contra roubos e furtos nas divisas dos municípios”, garantiu o inspetor-chefe da GCM, Eduardo dos Santos.
Desde o início do ano, a GCM de São Bernardo faz ações conjuntas com outras forças de segurança. A partir de agora, a corporação vai deflagrar também operações alinhadas com outras guardas municipais da região. Em reunião de prefeitos no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, nesta terça-feira, foi assinado termo de cooperação técnica para promover ações integradas no segmento. Na prática, a segurança de uma cidade poderá permanecer em território de outro município, ampliando a proteção dos moradores, bem como o compartilhamento de informações de interesse dos consorciados.
Após a reunião, o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, Marcelo Lima, frisou que a união das GCMs visa diminuir os índices de criminalidade no Grande ABC. “O principal tema da reunião de prefeitos foi a Segurança Pública. O objetivo é unir esforços entre as GCMs e as polícias Civil e Militar para redução dos índices criminais na região. Isso só será possível por meio deste termo de cooperação técnica que foi assinado hoje, para que possamos entregar maior sensação de segurança à população do Grande ABC.”
APOIO À POLÍCIA CIVIL - No início da tarde, a Polícia Civil pediu apoio à Romu para a ação desencadeada pelo Deic da Delegacia Seccional de São Bernardo, intitulada Operação Anjos e Demônios, visando o combate ao crime de pedofilia cometido pela internet, em especial, o armazenamento de arquivos contendo vídeo/foto de crianças e/ou adolescentes em cenas pornográficas.
A ação policial teve 24 alvos, em 15 municípios do Estado de São Paulo. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais civis do Deic, com apoio do GOE e GRT - Demacro, assim como de policiais de outras unidades da Delegacia Seccional de São Bernardo. Nos alvos apurados da cidade, a ação da Polícia Civil em conjunto com a Romu resultou no total de 7 prisões em flagrante delito.
PROTEÇÃO À MULHER - Na noite da última segunda-feira (12/5), duas agentes da GCM auxiliaram na prisão de um homem de 19 anos, na região do bairro Santa Terezinha. Elas estavam em serviço em uma escola próxima do local e receberam comunicado sobre o crime de estupro de vulnerável.
As agentes acionaram a central da GCM, que, prontamente, repassou as características do autor às viaturas em patrulhamento da Romu. Após diligências, o homem foi localizado e recebeu voz de prisão da guarda. O indivíduo foi encaminhado ao 1º DP e segue à disposição da justiça. A garota, de 13 anos, foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital da Mulher.