
Mutirão para entrega de escrituras marca última edição da Caravana da Regularização Fundiária de São Bernardo em 2025
Lançada neste ano pela Prefeitura, unidade itinerante facilita o acesso dos moradores a orientações e serviços gratuitos
Iniciativa inédita lançada neste ano pela Prefeitura de São Bernardo, a Caravana da Regularização Fundiária realizou nesta sexta-feira (12/12) mutirão especial para a entrega de escrituras de áreas regularizadas a moradores da cidade. A ação, promovida na sede da Secretaria de Habitação do município, no Rudge Ramos, marca o encerramento das atividades da unidade itinerante em 2025. Pelo programa, a população recebe, em seu bairro, serviços gratuitos, a exemplo da atualização de dados cadastrais e esclarecimento de dúvidas com técnicos da área.
Valdemar Paulo da Silva, 76 anos, aproveitou a última edição do ano da Caravana para retirar a documentação de terreno que tem no Jardim Detroit, após décadas de espera. “A Prefeitura fez esse mutirão e para mim foi uma mão na roda. Aguardei por uns 45 anos. Mais ou menos por aí. O Detroit não era regularizado, então a gente não conseguia. Graças a Deus agora saiu. Estou seguro e está no meu nome”, comemorou.
A secretária de Habitação de São Bernardo, Ruth Ramos, destacou como o avanço das políticas habitacionais no município melhoram a vida dos moradores. “O governo do prefeito Marcelo Lima tem investido em programas que estão garantindo à população moradia digna e o direito de propriedade para quem tanto tempo sonhou, batalhou e aguardava, por exemplo, a regularização da documentação. A Caravana da Regularização Fundiária complementa série de ações nesse sentido, levando para mais perto das pessoas os serviços e orientações de nossa equipe.”
CARAVANA NOS BAIRROS – A Prefeitura de São Bernardo equipou unidade móvel para levar serviços e orientações gratuitas a regiões mais afastadas do Rudge Ramos, onde está situada a Secretaria de Habitação. Às segundas-feiras, das 9h às 16h, equipe técnica especializada percorre bairros previamente estabelecidos. A iniciativa foi lançada no dia 9 de agosto, durante o Dia “D” da Regularização Fundiária, no Cenforpe.
Os moradores dessas áreas recebem, em suas casas, o convite da Prefeitura para comparecer à Caravana da Regularização Fundiária, para atualização cadastral ou retirada das escrituras – para os loteamentos já contemplados.
Entre as regiões atendidas pela Caravana da Regularização Fundiária de São Bernardo estão Vila São Pedro, Montanhão, Alvarenga, Dos Casa, Riacho Grande e Batistini.








