Evento será neste sábado (10/12), a partir das 09h, no Parque da Juventude
No dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Para reforçar a importância da data, a Prefeitura de Mauá promove no sábado (10/12), das 09h às 13h, uma ação integrada no Parque da Juventude Francisco de Carvalho Filho. Durante o evento, que contará com intervenções artísticas, também será realizado o lançamento do CRAM (Centro de Referência em Atenção à Mulher), para atividades itinerantes voltadas aos cuidados voltados para as mulheres e de uma Carta de Serviços.
Além dos atendimentos e orientações da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, responsável pela programação, haverá a participação da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para direcionamento jurídico. Representantes do Conselho Municipal do Direito da Mulher estarão no local realizando pesquisa relacionada ao tema.
As secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Assistência Social e Educação também irão participar. Entre as atividades e serviços ofertados estão exposição de animais silvestres, doação de mudas e plantio, feira de adoção de animais, além de mostra de trabalhos e comercialização de artesanato, orientação sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O governo municipal tem atuado de maneira intensa para fortalecer o papel da Prefeitura no apoio às mulheres. Há um ano foi sancionada a Lei 5793, que criou o Viva Maria — Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Com a legislação, o município passou a ser obrigado a desenvolver e a manter políticas públicas para atender mulheres vítimas de violência, seja ela física, psicológica, sexual ou patrimonial, além de estruturar ações para prevenir esses crimes.
Desde a sua criação, o Viva Maria (Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência) já realizou mais de 700 atendimentos, oferecendo apoio jurídico, psicológico e social. Muitas das mulheres contempladas foram encaminhadas a abrigos e conseguiram recolocação profissional. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4512-7706/7615 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O endereço é Rua Santa Cecília, 489, Bairro Matriz, ao lado do 1º DP (Distrito Policial).
Quem sofrer ou flagrar violência doméstica pode denunciar ligando para os números da Patrulha Maria Penha da GCM (153) ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia (190).
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um WhatsApp para
(11) 93278-6805 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.